Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Gatos devem beber leite? Conheça os riscos para os bichinhos
Nos desenhos animados os felinos sempre ficam felizes com uma boa tigela de leite. Mas, e na vida real? Será que é um alimento adequado para eles?
18 julho 2018 |
gato-bebe-leite

Quando crianças, os desenhos animados e filmes imprimem em nosso imaginário a ideia de que o leite é um alimento importante para os gatos.

Mas será que isso é mesmo verdade? 

Infelizmente, apesar de ser um alimento que atrai o gatinho, não é a dieta mais adequada nem a mais saudável para propor ao felino. O leite pode, inclusive, fazer muito mal ao bichano. 

Apesar de mamíferos, o organismo dos gatos é adaptado para aproveitar o leite apenas quando são filhotes.

Testamos 15 rações para gatos. Confira qual a melhor para o seu bichinho

Nesse sentido, os gatinhos produzem, durante o período em que mamam, uma grande quantidade da enzima lactase, que se encarrega de digerir a lactose que é encontrada no leite. 

Assim que o desmame avança e a ingestão de leite diminui, o trato digestivo do filhote também reduz a produção de lactase, chegando até a desenvolver intolerância à lactose, em alguns casos.

Ou seja, em gatos adultos, que possuem quantidade insuficiente de lactase, a lactose passa ao intestino grosso sem ser digerida, causando vários problemas digestivos, tais como:

• Náuseas e vômitos;
• Diarreia;
• Gases;
• Inchaço da zona abdominal;

Mas e os filhotes? Também não devem beber leite de vaca? 

O leite de vaca também não é um alimento adequado para os filhotes porque não apresenta a mesma composição do leite fornecido naturalmente pela mamãe gata em termos de nutrientes, lipídeos e proteínas.  

gatos-filhotes-leite

Logo, um filhote de gato alimentado apenas com leite de vaca pode apresentar diarreia, flatulência e desnutrição severa, o que pode levar o animal  a ter um crescimento prejudicado e problemas de saúde. 

Se você está cuidando de um filhote que ficou órfão, atualmente é possível obter preparados que simulam o leite materno da gata, sendo necessário recorrer ao veterinário para que ele indique o melhor, de acordo com a idade do filhote. 

Se você quiser dar leite de vaca para o seu gato como guloseima ou como complemento esporádico, recomendamos oferecer pequenas quantidades de leite para ver se o corpo dele o digere corretamente. 

Se o gato não apresentar nenhum problema, isso significa que está liberado ele beber leite de vez em quando, sempre como um complemento e nunca como alimento principal.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

leite-estragado
ração-cachorro
remédios
home-news-cachorro

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.