Notícia

Gatos devem beber leite? Conheça os riscos para os bichinhos

Nos desenhos animados os felinos sempre ficam felizes com uma boa tigela de leite. Mas, e na vida real? Será que é um alimento adequado para eles?

18 julho 2018
gato-bebe-leite

Quando crianças, os desenhos animados e filmes imprimem em nosso imaginário a ideia de que o leite é um alimento importante para os gatos.

Mas será que isso é mesmo verdade? 

Infelizmente, apesar de ser um alimento que atrai o gatinho, não é a dieta mais adequada nem a mais saudável para propor ao felino. O leite pode, inclusive, fazer muito mal ao bichano. 

Apesar de mamíferos, o organismo dos gatos é adaptado para aproveitar o leite apenas quando são filhotes.

Testamos 15 rações para gatos. Confira qual a melhor para o seu bichinho

Nesse sentido, os gatinhos produzem, durante o período em que mamam, uma grande quantidade da enzima lactase, que se encarrega de digerir a lactose que é encontrada no leite. 

Assim que o desmame avança e a ingestão de leite diminui, o trato digestivo do filhote também reduz a produção de lactase, chegando até a desenvolver intolerância à lactose, em alguns casos.

Ou seja, em gatos adultos, que possuem quantidade insuficiente de lactase, a lactose passa ao intestino grosso sem ser digerida, causando vários problemas digestivos, tais como:

• Náuseas e vômitos;
• Diarreia;
• Gases;
• Inchaço da zona abdominal;

Mas e os filhotes? Também não devem beber leite de vaca? 

O leite de vaca também não é um alimento adequado para os filhotes porque não apresenta a mesma composição do leite fornecido naturalmente pela mamãe gata em termos de nutrientes, lipídeos e proteínas.  

gatos-filhotes-leite

Logo, um filhote de gato alimentado apenas com leite de vaca pode apresentar diarreia, flatulência e desnutrição severa, o que pode levar o animal  a ter um crescimento prejudicado e problemas de saúde. 

Se você está cuidando de um filhote que ficou órfão, atualmente é possível obter preparados que simulam o leite materno da gata, sendo necessário recorrer ao veterinário para que ele indique o melhor, de acordo com a idade do filhote. 

Se você quiser dar leite de vaca para o seu gato como guloseima ou como complemento esporádico, recomendamos oferecer pequenas quantidades de leite para ver se o corpo dele o digere corretamente. 

Se o gato não apresentar nenhum problema, isso significa que está liberado ele beber leite de vez em quando, sempre como um complemento e nunca como alimento principal.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.