Notícia

Gatos podem comer ração para cachorro?

Essa é uma dúvida comum para quem possui ambos os animais em casa. Veja se a situação pode ser um problema para seu felino

25 julho 2018
gatos-racao-cachorro

Muitas pessoas que têm gatos também possuem um cachorro em casa, e é muito comum que animais que vivem juntos acabem disputando carinho, atenção e também a comida do outro.

Neste contexto, muitos donos de gatos acabam ficando em dúvida se devem ou não permitir que seu gatinho belisque um pouco da ração de seu cachorro. 

Ou mesmo, ficam em dúvida se não seria melhor comprar apenas um sacão de ração para cachorros e desta maneira, os dois comeriam a mesma comida e não haveria mais problemas de disputa por ração em casa.

A resposta para a grande dúvida é simples: não fará mal ao seu gato, se por acaso, ele acabar consumindo ocasionalmente a ração do cachorro. 

Já testamos 15 Rações para gatos. Veja qual irá nutrir melhor o seu amigo felino! 

 No entanto, se você está pensando em substituir a alimentação habitual de seu gato por ração para cães, ou se se você percebe que seu gato anda comendo em grandes quantidades a comida de seu canino, cuidado! 

Gato e cachorro possuem necessidades nutricionais diferentes

Isso ocorre porque a ração para cães é nutricionalmente diferente da ração para gatos. 

Os gatos precisam de quantidades maiores de gorduras e proteínas do que os cães. 

Além disso, a ração para gatos precisa conter níveis adequados de taurina, nutriente este ausente na ração para cães.  

A taurina é necessária para a prevenção de doenças oculares e cardíacas, bem como reprodução, crescimento fetal e sobrevivência.

A deficiência de taurina pode levar à degeneração da retina, cardiomiopatia dilatada e falha reprodutiva. 

Logo, gatos que se alimentam regularmente de ração para cachorros, podem acabar sofrendo danos irreversíveis em sua saúde, devido à carência nutricional.

Por outro lado, cães também não devem se alimentar de comida para gatos regularmente, pois a ração para gatos contém mais gorduras e proteínas (o que a torna, inclusive, mais apetitosa e atraente).

Portanto, agora já sabe: cada um deles necessita receber sua própria dieta.

Ração para cães e para gatos são mesmo diferentes, e precisam ser diferentes para que eles se mantenham saudáveis e bem nutridos.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.