Notícia

Platinosomose: a doença da lagartixa

Gatos são seres extremamente brincalhões e caçadores. Mas se o seu felino caçar uma lagartixa, é bom ficar alerta

06 março 2018
platinosomose-gato

A platinosomose é uma doença causada por um parasita (platinosoma) que é transmitida a gatos que mordem ou comem lagartixas contaminadas

Esse parasita passa a habitar o fígado, vesícula biliar, ductos biliares e menos comumente, o intestino delgado dos felinos domésticos, levando a sintomas, alguns deles graves, relacionados a doenças hepáticas tais como:

• Icterícia (coloração amarelada que pode ser notada nos olhos e na pele); 

• Urina mais amarelada;

• Fezes amareladas;

• Febre;

• Prostração;

• Vômito;

• Perda de apetite;

• Perda de peso;

• Diarreia;

• Sonolência.

Fêmeas têm maior probabilidade de se infectarem

gata-femea

Talvez pela necessidade que elas têm de caçar para poderem alimentar seus filhotes.

Gatos com mais de dois anos de idade também têm maior probabilidade de adquirirem a doença. 

Como identificar os sintomas

Dependendo do grau de infestação dos parasitas, pode ocorrer o desenvolvimento de processo inflamatório no fígado ou obstrução da vesícula biliar, o que pode levar o animal à morte.   

gato-diagnostico

O diagnóstico da platinosomose pode ser muito difícil, por isso, além dos sintomas e de exame clínico, poderão ser realizados exames para análise de urina, fezes, hemograma, radiografia abdominal simples ou ultrassonografia.

Diante dos sintomas, é muito importante que o tutor informe o veterinário sobre um possível contato do gato com lagartixas. 

Doença pode ter cura se descoberta cedo

A platinosomose é tratável, mas o sucesso do tratamento depende do grau e da extensão dos danos causados pelo parasita ao fígado, ductos biliares e vesícula biliar ocorridos até o momento do diagnóstico.

Quanto mais cedo diagnosticada, melhor a chance de resolução da infestação. O tratamento é feito com antiparasitários específicos bem como com medicamentos para tratar os sintomas da doença, como internação e hidratação com soro para casos de desidratação. 

gato-recuperacao

Gatos são caçadores natos, por isso, prevenir a infestação na tentativa de manter a saúde do gato é um desafio. O ideal é manter o animal distante de lagartixas e adquirir brinquedos em pet shops que possam ajudar o gato a exercer seu instinto caçador de maneira segura.

Nos casos em que não é possível evitar o contato do animal com lagartixas,  o ideal é procurar o veterinário para que o seu bichinho possa ser vermifugado com medicamentos específicos, de tempos em tempos, evitando assim a doença.

É preciso estar atento à “doença da lagartixa” e procurar o veterinário na presença dos sintomas citados acima.  A Platinosomose é uma doença que pode levar à morte, por isso, todo cuidado é pouco!

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.