Platinosomose: a doença da lagartixa
Gatos são seres extremamente brincalhões e caçadores. Mas se o seu felino caçar uma lagartixa, é bom ficar alerta
A platinosomose é uma doença causada por um parasita (platinosoma) que é transmitida a gatos que mordem ou comem lagartixas contaminadas.
Esse parasita passa a habitar o fígado, vesícula biliar, ductos biliares e menos comumente, o intestino delgado dos felinos domésticos, levando a sintomas, alguns deles graves, relacionados a doenças hepáticas tais como:
• Icterícia (coloração amarelada que pode ser notada nos olhos e na pele);
• Urina mais amarelada;
• Fezes amareladas;
• Febre;
• Prostração;
• Vômito;
• Perda de apetite;
• Perda de peso;
• Diarreia;
• Sonolência.
Fêmeas têm maior probabilidade de se infectarem
Talvez pela necessidade que elas têm de caçar para poderem alimentar seus filhotes.
Gatos com mais de dois anos de idade também têm maior probabilidade de adquirirem a doença.
Como identificar os sintomas
Dependendo do grau de infestação dos parasitas, pode ocorrer o desenvolvimento de processo inflamatório no fígado ou obstrução da vesícula biliar, o que pode levar o animal à morte.
O diagnóstico da platinosomose pode ser muito difícil, por isso, além dos sintomas e de exame clínico, poderão ser realizados exames para análise de urina, fezes, hemograma, radiografia abdominal simples ou ultrassonografia.
Diante dos sintomas, é muito importante que o tutor informe o veterinário sobre um possível contato do gato com lagartixas.
Doença pode ter cura se descoberta cedo
A platinosomose é tratável, mas o sucesso do tratamento depende do grau e da extensão dos danos causados pelo parasita ao fígado, ductos biliares e vesícula biliar ocorridos até o momento do diagnóstico.
Quanto mais cedo diagnosticada, melhor a chance de resolução da infestação. O tratamento é feito com antiparasitários específicos bem como com medicamentos para tratar os sintomas da doença, como internação e hidratação com soro para casos de desidratação.
Gatos são caçadores natos, por isso, prevenir a infestação na tentativa de manter a saúde do gato é um desafio. O ideal é manter o animal distante de lagartixas e adquirir brinquedos em pet shops que possam ajudar o gato a exercer seu instinto caçador de maneira segura.
Nos casos em que não é possível evitar o contato do animal com lagartixas, o ideal é procurar o veterinário para que o seu bichinho possa ser vermifugado com medicamentos específicos, de tempos em tempos, evitando assim a doença.
É preciso estar atento à “doença da lagartixa” e procurar o veterinário na presença dos sintomas citados acima. A Platinosomose é uma doença que pode levar à morte, por isso, todo cuidado é pouco!
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).