Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Aprenda a atualizar o seu GPS
Confira nossas dicas e saiba o que levar em consideração antes de comprar um GPS tradicional, compare os modelos para escolher o melhor produto e também e quais os melhores recursos caso escolha utilizar aplicativos como Waze. 
16 dezembro 2016 |
GPS

É raro, hoje em dia, o motorista que abre mão do GPS como guia para chegar ao seu destino. E, embora muita gente opte pelos aplicativos gratuitos ou não no smartphone, ainda há quem prefira os aparelhos tradicionais. Pensando nesse público, testamos, mais uma vez, os produtos convencionais para que você possa escolher o melhor modelo para o seu dia a dia, de acordo com as suas necessidades.

Acesse agora em nosso comparador de GPS, conheça todos os modelos testados, as nossas indicações e o melhor custo-benefício.

Antes da compra, no entanto, vale tirar todas as suas dúvidas sobre uma das maiores preocupações de quem usa GPS, que é a de como atualizar mapas e radares. O procedimento dos aparelhos depende de cada fabricante. Para atualizar as informações do TomTom, por exemplo, é necessário fazer o download de um programa e instalar no computador. Após isso, basta plugar o GPS no computador e ele mesmo vai detectar se serão necessárias atualizações. Cabe saber que há dois programas distintos e para cada um deles há uma lista de produtos compatíveis. Para os modelos encontrados no nosso comparador, o programa é o MyDrive Connect.

Para atualizar os produtos da Garmin, você deve baixar e instalar o programa Garmin Express e conectar o GPS ao computador. Por outro lado, o procedimento para os produtos da Aquarius já é um pouco mais complicado. Para começar, cadastre-se no site da marca e informe qual o modelo de GPS que você comprou. Para atualizar o mapa, baixe o programa Naviextras Toolbox, que possui necessidade de login e senha. Feito isso, conecte o GPS pelo cabo USB no computador e siga o tutorial do site. Para atualizar os radares, o processo é um pouco mais complexo, porque é preciso substituir, manualmente, esse arquivo pelo atualizado. Porém, o tutorial de como fazer essa ação está bem explicado.

GPS-3

 

E, se você tem um GPS Multilaser, vai precisar baixar o programa MultiSync. Ele funciona da mesma maneira que os outros por cabo USB. A grande desvantagem é que, após a atualização do dispositivo, é necessário colocar um e-mail de contato para um código de verificação ser enviado. A Multilaser informa que você tem o prazo de dois dias para enviar o código. O produto funciona normalmente logo após a atualização, porém, depois do prazo expirado, se o código de confirmação não for inserido, o produto perde as funções de GPS.

gps-tomtom
Vale destacar ainda que o aparelho TomTom divulga que traz “mapas vitalícios grátis”. No entanto, fique atento porque os mapas só são “vitalícios” até o período de vida útil definido pela marca. Após esse prazo, não haverá mais atualização de mapa. Isso não impede o uso do aparelho, mas sim que o mapa, a partir de uma data estipulada por eles, não receba mais suporte de atualizações.

gps-2

Se você optou pelos aplicativos, saiba que quando os fabricantes lançam novidades no mercado, elas já são sincronizadas, automaticamente, no celular. Dessa forma, seu smartphone já ganha a nova versão sem você ter que fazer nada. Porém, vale ressaltar que, ao usar GPS no seu celular, como o Waze, a bateria do aparelho vai embora com muita facilidade. Por isso, a dica é você ter sempre um carregador à mão no carro. Além disso, outra desvantagem é que você sempre vai precisar de Internet para recalcular uma rota.



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).

 

Leia também

uber-regulamentacao
cartoes-de-credito-qual-o-melhor
corredor de supermercado
mudancas-afetam-bolso

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.