Como fizemos o teste

Comparativo de GPS: saiba quais parâmetros foram avaliados

05 julho 2016

Veja abaixo quais foram os critérios utilizados para fazer o teste com GPSs:

Características: avaliamos as principais características dos aparelhos de GPS como tamanho de tela, radares e presença de bluetooth.

Instruções visuais: verificamos todas as informações fornecidas na tela do GPS.

Instruções por áudio: avaliamos as informações em highways, áreas urbanas, volume, compreensão da voz e se as informações são oferecidas no momento certo.

Cálculo e recálculo de rota: testamos as opções para o destino mais rápido e mais curto e a precisão do calculo até chegar ao destino. Avaliamos também o recálculo caso o motorista mude o percurso.

Entrada de destino: avaliamos as opções de entrada de dados, a lógica do procedimento, o layout do teclado, tamanho das teclas, se possui retorno do aparelho visual, auditivo ou táctil.

Opções de rotas: verificamos as opções de rotas múltiplas, a possibilidade de enxergar toda a rota (zoom out), avaliamos o planejador de percursos e também a possibilidade de inserir obstáculos no rota para evitar alguns lugares.

Opções de procura: avaliamos todas as informações que podem ser usadas para procurar o local de destino como nome da rua, cruzamentos ou por CEP.

Pontos de interesse: listamos os pontos de interesse como postos de gasolina.

Qualidade do menu: avaliamos a resposta do menu, estrutura, layout, ícones de explicações e tamanho dos botões. Neste caso o touchscreentem grande relevância.

Montagem e durabilidade: verificamos a montagem do GPS no carro, facilidade de instalação do bracket e também a qualidade do aparelho em relação ao seu material.