Guia de Compras

Guia de compras de GPS: saiba como escolher os melhores modelos

05 julho 2016

Para motoristas comuns ou profissionais o uso do GPS ajuda muito para chegar ao destino desejado. Atualmente existem diversos modelos de GPSs disponíveis no mercado e também nas lojas de aplicativos para smartphones. Por isso, preparamos este guia para ajudar você a escolher a melhor opção para o seu perfil.

Os GPSs para smartphones consome muita bateria e também funcionam apenas com acesso à Internet, pois dependem das conexões de dados. Porém, a vantagem é que existem navegadores de GPSs gratuitos, como o Google Maps. As opções dos produtos gratuitos geralmente são limitadas, mas para o usuário esporádico pode ser uma boa opção.

Existem também aplicativos de GPSs pagos para smartphones. O preço é inferior comparado ao GPS físico e com mais opções do que os appsgratuitos.

Um aparelho de GPS tradicional não necessita de conexão de dados e por isso sua cobertura é bem maior. Além disso, não ocupa seu telefone durante todo o percurso.

Os GPSs tradicionais já possuem muitas opções extras como a TV Digital. Porém, não é aconselhado assistir TV enquanto dirige por conta dos riscos de acidentes.

Opte por um GPS com um bom tamanho de tela para visualizar com facilidade as instruções.  

Pesquise sempre nos sites dos fabricantes se existe suporte para atualizações de mapas. Como não há conexão de dados nesses aparelhos, é necessário de vez em quando plugá-los no computador e verificar se existem novas versões de mapas disponíveis.

Fuja de aparelhos de marcas desconhecidas e sem CNPJ. Existem muitos GPSs piratas no mercado sem suporte para atualizações, garantia ou assistência técnica.