Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Saiba quando é necessário fazer a cambagem no seu carro
A cambagem é um ajuste feito na inclinação das rodas de um veículo, mas atenção: nem todos os carros precisam
24 outubro 2017 |
fazer-cambagem

Sempre que você vai a uma oficina especializada para realizar a troca de pneus do seu carro, já sabe que precisa fazer alinhamento e balanceamento do veículo. Porém, além desses serviços essenciais, muitos locais também oferecem a cambagem. Mas você sabe, afinal, para que serve a cambagem?

A cambagem ou camber/sopé é um ajuste da inclinação das rodas de um veículo em relação a um plano vertical, com o objetivo de controlar seu rolamento ou desentortar uma deformação. 

Seguro de carro por um preço justo: clique aqui e economize até 40%

 Cada veículo possui uma angulação ideal especificado pelo fabricante e o objetivo é ajudar a estabilidade do automóvel ao realizar esforços laterais que ocorrem no momento de uma curva, para compensar os movimentos de flexibilidade da suspensão, evitar vibrações de média intensidade das rodas para o volante. A alteração deste ângulo é muito difícil, mas pode acontecer no caso de pancada forte na lateral ou caso o carro passe por um buraco muito grande, mas o fato é que a maioria dos veículos não possui um sistema de regulagem de camber

Existem três tipos camber:

Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro;
Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro;
Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto. 

 

 

cambagem

cambagem-carro-completa

Quando o camber está fora da especificação, ocorre um desgaste irregular nos pneus e anomalias na direção.

Como identificar alterações no carro?

É muito simples: o pneu denuncia se existe alguma alteração, pois o desgaste é feito de formas diferente. Se ele estiver muito desgastado na parte externa na banda de rodagem, o camber está positivo e no caso do desgaste for maior na parte interna, negativo. Desta forma, se o carro apresentar este defeito, o ideal é levar o automóvel no seu mecânico de confiança e pedir para que ele identifique a peça que está torta, substitui-la e, por último, efetuar a troca de pneus.

cambagem-negativa

A cambagem é um serviço criado com intuito de ter uma solução simples e rápida, mas não é indicada e não está prevista em nenhum manual das montadoras, pois não é recomendável desamassar nenhuma peça da suspensão e, ao realizar este procedimento, pode-se danificar alguma outra peça e a tendência é de perder o ângulo novamente, com o passar do tempo.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular). 

Leia também

cartão-santander
cobertura-seguro-carro
tv-de-tubo
plano-de-celular

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.