Veja sete dicas para calibrar o pneu do seu carro
Quer economizar gasolina, garantir o bom desempenho de seu carro e deixar seus passageiros em segurança? Então, não se esqueça de manter os pneus de seu veículo sempre calibrados. É fácil e não custa nada. Literalmente!
Se você é do tipo displicente e sempre se esquece de calibrar os pneus de seu carro, saiba que pode estar jogando dinheiro fora e o pior: colocando os passageiros em risco. E isso não é exagero. Os pneus com a calibragem incorreta tendem a perder a aderência com o solo e isso pode provocar um acidente, pois aumentam a distância percorrida em um caso de frenagem brusca e o risco de aquaplanagem. Não bastasse a falta de segurança, andar com pneus murchos ainda é dispendioso. É que, quando os pneus do veículo estão com pressão diferente da ideal, podem causar um aumento de até 10% do consumo de combustível, além de comprometer a sua vida útil. Então, preste bem atenção, porque a displicência pode sair cara. E não há desculpas para não calibrar o pneu de seu veículo, já que, hoje em dia, é fácil de encontrar postos de gasolina que oferecem esse serviço gratuitamente. Saiba como e quando calibrar e... boa viagem!
1. Sempre use a pressão recomendada pelo fabricante do seu veículo. Normalmente essa informação pode ser encontrada facilmente no manual do carro e, em alguns casos, na porta do motorista.
2. Verifique o peso que seu carro está transportando, pois o aumento de peso implica na maior necessidade de pressão. Nesses casos, o ideal é aumentar a pressão dos pneus traseiros. Mas não deixe de verificar as recomendações no manual do seu carro.
3. Evite utilizar calibradores desregulados ou em mau estado, com a mangueira ressecada ou com a válvula mal encaixada. Isso dificultará atingir a pressão adequada.
4. Faça calibração periódica, e não deixe passar um longo período de tempo antes de voltar a calibrar o pneu de seu veículo, pois, com o uso, ele tende a perder a calibração. O ideal é que esta seja feita ao menos uma vez por semana, se você utiliza seu veículo diariamente, do contrario, é recomendado calibrar a cada 15 dias.
5. Priorize calibrar os pneus quando eles ainda se encontram frios, antes de percorrer mais do que 2 ou 3 km, em alta velocidade. Isso porque a pressão interna dos pneus cresce com o aumento da temperatura e isso influenciará na calibragem correta. Caso não seja possível, procure acrescentar um pouco mais de pressão do que a recomendada para compensar.
6. O tipo de estrada também tem impacto na calibração do pneu. Em estradas com areia de praia ou lama é recomendado baixar a pressão dos pneus para aumentar a superfície de contato com o terreno escorregadio. Mas não se esqueça de calibrá-lo após voltar ao asfalto.
7. Por fim, sempre que realizar o rodízio de pneus do seu veículo, não deixe de calibrá-los.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).