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Palavra do Especialista: Confiança nas relações de consumo
Artigo por Cláudia Alvim, head de Informações e Serviços da PROTESTE
13 novembro 2020 |

Chegamos ao último trimestre de 2020: tempo de avaliarmos os resultados das ações desenvolvidas e definir quais Informações e Serviços pautarão as pesquisas, análises e testes que a PROTESTE realizará no ano que vem. I&S, sigla para Informações e Serviços, é o nome do departamento da maior associação de consumidores da América Latina que tenho o prazer de estar à frente há quase um ano. Junto a mim, encontram-se profissionais de diferentes áreas - alimentação, nutrição, serviços financeiros, jurídico, produtos, tecnologia e comunicação -, focados em estudos e avaliações de produtos e atentos aos lançamentos do mercado, aos projetos de leis, medidas provisórias e aos direitos dos consumidores. Nosso propósito é gerar conteúdo de qualidade e encabeçar ações que promovam a confiança nas relações de consumo. 

Em 2020, estiveram em nossa pauta testes de produtos, alimentos e serviços fundamentais na vida dos brasileiros: do arroz e feijão às TVs e smartphones; das esponjas multiuso às geladeiras; dos palmitos aos planos privados de saúde; dos pacotes de banda larga às ofertas de seguros... Estamos sempre atentos às necessidades reais e diárias dos consumidores e às tendências da tecnologia, e criamos um calendário de testes que são realizados em laboratórios independentes e que seguem critérios e normas de avaliação nacionais e internacionais. Nosso compromisso é com a verdade e levamos nossos valores muito a sério: Proximidade, Independência e Excelência.

Resolução dos problemas de consumo

Essa proximidade se dá entre todos os entes da cadeia de consumo. Aos consumidores, oferecemos a plataforma Reclame, através da qual, 90% dos problemas de consumo são resolvidos diretamente com as empresas. Nos demais casos ou para os associados que precisam de uma ajuda mais específica, temos uma equipe de especialistas em defesa do consumidor que os ajudam no esclarecimento de dúvidas e na busca por soluções

É inegável a melhora dos padrões de qualidade da indústria e dos prestadores de serviços nos últimos anos. Mas, os problemas ainda ocorrem e quando os identificamos, comunicamos imediatamente às empresas e órgãos competentes para que as correções sejam feitas. Na PROTESTE, entendemos que a judicialização deve ser o último recurso.

Afinal, todos saem ganhando quando um problema é resolvido de forma rápida e pacífica. A maioria das empresas tem noção do custo e trabalho envolvidos para se conquistar um cliente e da importância em se manter boas relações. Não adianta gastar fortunas fazendo pesquisa de concorrência e não conseguir preservar suas conquistas. Não é por menos, que cada vez mais, a PROTESTE reafirma a sua relevância na jornada de consumo, seja pela busca dos consumidores por informação confiável, seja pelas empresas, que querem obter a chancela da PROTESTE na avaliação e testagem dos seus produtos. 

Os novos testes que realizaremos em 2021... Ainda não os posso divulgar. Mas, com certeza eles continuarão embasando o nosso compromisso por informação qualificada e a busca por uma maior proximidade entre consumidor e empresas. E a PROTESTE segue, sendo cada vez mais um agente capaz de oferecer as melhores soluções de consumo para a população, suporte ao mercado na correção de falhas e participação no aprimoramento da legislação brasileira. 

 
Por Cláudia Alvim, head de Informações e Serviços da PROTESTE

 

 

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