Pesquisa PROTESTE mostra impactos da pandemia de Covid-19
Levantamento realizado em São Paulo mostra que 30% das famílias estão com dificuldades para pagar as contas
Pesquisa PROTESTE com consumidores em SP mostra impactos da pandemia da covid-19
Uma pesquisa da PROTESTE na Grande São Paulo, divulgada hoje no Bom Dia SP, mostra os impactos da pandemia da covid-19 na vida de muitos consumidores. O levantamento mostra que 30% das famílias na região estão com dificuldades ou mesmo impossibilitadas de pagar despesas, entre elas a assistência médica. A crise trazida provocada pelo coronavírus levou muitos consumidores a perderem emprego ou parte da renda.
O estudo
De acordo com o estudo, 20% da população pesquisada está com problemas para pagar o aluguel e 15% não está conseguindo manter o pagamento de despesas básicas para a sobrevivência, como água, energia elétrica e gás.
"As despesas mais em risco começam com a assistência médica, o que em uma pandemia, é sério. Na sequência aparece o parcelamento de despesas de crédito, como cartão de crédito, cheque especial. Em terceiro lugar já aparece o aluguel", disse Henrique Lian, diretor de relações institucionais PROTESTE, em entrevista ao Bom Dia SP.
O que dizem nossos especialistas
Para diminuir o endividamento, Lian uma dica que pode ser uma saída para esta situação.
"Se consegue um empréstimo pessoal a jutos mais baixos, você pode usar esse crédito para quitar a dívida mais cara, como de cartão de crédito, e diminuir o superendividamento nesse momento de crise financeira.".