Alta em maio foi de 14% em itens essenciais em 50 supermercados
Pesquisa exclusiva da PROTESTE para o SPTV 1ª edição, telejornal da Globo para a Grande São Paulo, apontou que a tentativa de estocar alimentos no início da pandemia da covid-19 elevou os preços de itens da cesta básica. O levantamento foi feito com produtos em 50 supermercados da capital paulista.
Foram pesquisados preços do feijão carioca, óleo de soja, açúcar refinado, sabão em pó, leite integral, papel higiênico, sabonete, água sanitária, e desinfetante. A alta foi de 14% em maio. Todos os itens custaram em média, neste mês, R$ 52,03. Em julho do ano passado os mesmos produtos custavam em média R$ 45,56.
"A regra é não estocar, não vivemos o desabastecimento", explicou Henrique Lian, diretor de relações institucionais da PROTESTE no telejornal.
Da lista de itens, o "vilão" foi o feijão carioca, que registrou 66% de alta no preço. "O feijão enfrentou o que se chama na economia de tempestade perfeita. Quando os consumidores foram às compras para fazer o estoque de alimentos essenciais, o feijão carioca estava enfrentando uma entressafra e 45 dias sem chuvas no estado de São Paulo", afirmou Lian.