Server Error

Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Planos de saúde devem cobrir testes do Coronavírus
Resolução da ANS determina que exame seja procedimento obrigatório para beneficiários do plano; PROTESTE alerta para restrições em caso de pandemia
13 março 2020 |

Cruciais para se conhecer a magnitude da população atingida pelo Covid-19, os exames de detecção do Coronavírus estão a partir de hoje, sexta-feira, 13 de março, no rol de procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde. Com esta determinação, os planos passam a ser obrigados a cobrir os custos do teste que confirma a contaminação por Coronavírus.

"Consideramos que esta determinação da ANS [Agência Nacional de Saúde Suplementar] é uma garantia importante para o consumidor que tem um plano de saúde privado. Cobrar do consumidor o teste de rastreio do Coronavírus poderia levar muitas pessoas a não procurarem atendimento, mesmo se apresentassem sintomas significativos de contaminação" diz a especialista em direito do consumidor da PROTESTE Juliana Moya. 

Orientações para solicitar o teste para o Covid-19

Pela Resolução Normativa, já publicada no Diário Oficial da União, o teste será coberto para os beneficiários de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência e será feito nos casos em que houver indicação médica, de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.  A ANS orienta que o beneficiário não se dirija a hospitais ou outras unidades de saúde sem antes consultar sua operadora de plano de saúde, para informações sobre o local mais adequado para a realização de exame ou para esclarecimento de dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento da doença.

A PROTESTE reforça a importância de seguir as orientações das autoridades de saúde e dá outras dicas. Confira!

PROTESTE orienta

• Siga as orientações das autoridades de saúde e só procure o hospital quando se enquadrar nas situações de risco;   

Antes de ir ao hospital, entre em contato com a operadora do plano de saúde e peça orientações sobre onde ir para receber atendimento adequado e poder fazer o teste de rastreio; 

Há possibilidade de restrições na utilização do plano  contratado em razão da alta procura por atendimento hospitalar pela população. Caso o seu hospital de referência não disponibilidade de atendimento, o plano deve encaminhá-lo para outra unidade com capacidade;

Caso nenhum hospital da rede de atendimento do seu plano esteja disponível, as alternativas são procurar a rede pública ou pagar pelo atendimento em hospital privado que não faça parte do seu plano, sendo possível pedir o reembolso desta despesa de acordo com o contrato com a sua operadora.

Leia também

olanos-de-saude-coletivos

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.