Perdi meu cartão de crédito e estou sendo cobrado por compras que não realizei
Perdi meu cartão de crédito e estou sendo cobrado por compras que não realizei. O que faço?
Perdi meu cartão de crédito e estou sendo cobrado por compras que não realizei. O que faço?
Entre em contato com a administradora para informar a perda e o não reconhecimento das despesas. Tome ainda as seguintes providências:
- Anote e guarde o número do protocolo de atendimento.
- Peça a suspensão dos pagamentos que desconhece.
- Pague somente as compras que realizou.
- Guarde o protocolo de atendimento dessa suspensão.
A PROTESTE entende que o consumidor não deve ser onerado por cobrança e compra que não realizou e, se não for atendido, deve pedir a cópia da fatura onde conste a assinatura do consumidor.
Apesar das administradoras oferecerem seguro contra o extravio do cartão não é necessário que o consumidor pague por esse benefício para garantir que as compras desconhecidas sejam canceladas. Afinal cabe tanto ao lojista como adminstradora garantir a segurança do negócio e, portanto conferir se o cartão não está sendo usado indevidamente por outros.
Os lojiistas têm vários mecanismos para garantir que o cartão não esteja sendo usado por terceiros, como a apresentação de identidade do comprador, comparação das assinaturas e contato com a administradora do cartão. Mesmo que a compra tenha sido realizada antes da comunicação do extravio do cartão de crédito.
Confira algumas dicas para o uso do cartão de crédito:
· No caso de cartões com senha, atenção. Guarde a senha separada do cartão
- Ao assinar o cartão, certifique-se que o recebeu novamente;
- Mantenha a lista de telefone para comunicar cartões perdidos ou extraviados em um lugar seguro;
- Sempre verifique o valor total da transação antes de assinar o comprovante;
- Não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso, como no porta-luvas do carro, mesa do escritório.
Se você já foi vítima desta prática, entre em contato conosco. Se você é associado, ligue para (21) 3906-3900. Se ainda não é associado, descubra como poderemos ajudá-lo pelo telefone (21) 3906-3800.