Teste revela que tintas não pintam como o esperado
PROTESTE testou onze tintas com base em critérios como resistência a manchas e cobertura. Veja o resultado e escolha a tinta ideal para a pintura da casa!
O primeiro ponto que nos chamou a atenção foi o de que todas as tintas recomendavam a diluição em água, o que afeta diretamente o desempenho, especialmente se a diluição é superior a 50%.
Notamos que, quanto mais diluída for a tinta, menor sua capacidade para evitar manchas, assim como sua resistência à abrasão, ou seja, aumentam as chances de sua parede ganhar um arranhão permanente ao arrastar um móvel por ela.
Contudo, todas foram fracas na resistência à limpeza. Por isso, se for preciso limpar a parede, faça com suavidade – e apenas com água e detergente – para não prejudicar a pintura. Evite passar o limpador multiúso.
As foscas têm baixa resistência a manchas
As duas tintas com maior resistência a manchas possuem cobertura semibrilho:
- Coral Decora Acrílico Premium;
- Suvinil Rende e Cobre Muito.
As demais possuem cobertura fosca e não se saíram bem nesse quesito. Por essa razão, recomendamos o uso de tintas com brilho para a maioria das aplicações.
A melhor do teste foi a Coral Decora Acrílico Premium. Parte do seu bom desempenho se deve à sua baixa diluição. Foi, de longe, a pintura mais resistente do teste e está entre as melhores para esconder cores escuras, além de resistir a manchas à base de água e de óleo.
Se você prefere cobertura fosca, recomendamos Sherin-William Metallex Fosco Perfeito. Embora não seja tão resistente a manchas como as tintas semibrilho, foi a única fosca bem avaliada nesse item.
E se você quer um produto barato com qualidade aceitável, nosso barato do teste é a Suvinil Acrílico Econômico Glasurit.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!
Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.