Notícia

Teste revela que tintas não pintam como o esperado

PROTESTE testou onze tintas com base em critérios como resistência a manchas e cobertura. Veja o resultado e escolha a tinta ideal para a pintura da casa!

28 janeiro 2016

Nosso teste com 11 tintas revelou apenas um produto bom. Dois não são recomendados e os demais deixaram a desejar em um ou outro critério que consideramos relevantes, como cobertura, resistência a manchas e limpeza.


O primeiro ponto que nos chamou a atenção foi o de que todas as tintas recomendavam a diluição em água, o que afeta diretamente o desempenho, especialmente se a diluição é superior a 50%. 


Nove das 11 tintas necessitaram de 30% a 50% de adição de água, apenas uma exigia 20% (a Coral Decora) e outra, 80% (a Eucatex Rendimento Extra). 



Notamos que, quanto mais diluída for a tinta, menor sua capacidade para evitar manchas, assim como sua resistência à abrasão, ou seja, aumentam as chances de sua parede ganhar um arranhão permanente ao arrastar um móvel por ela. 


Por outro lado, todas as tintas do teste tiveram resultados excelentes no ensaio de perfuração, que verifica o tempo de secagem e se a tinta fica pegajosa, o que pode ser ruim para pintar dobradiças. Mas, nesse ponto, todas foram bem, sendo recomendadas para pintar janelas ou portas. 


Contudo, todas foram fracas na resistência à limpeza. Por isso, se for preciso limpar a parede, faça com suavidade – e apenas com água e detergente – para não prejudicar a pintura. Evite passar o limpador multiúso.


As foscas têm baixa resistência a manchas

As duas tintas com maior resistência a manchas possuem cobertura semibrilho: 

  • Coral Decora Acrílico Premium;
  • Suvinil Rende e Cobre Muito.
     



As demais possuem cobertura fosca e não se saíram bem nesse quesito. Por essa razão, recomendamos o uso de tintas com brilho para a maioria das aplicações. 


A melhor do teste foi a Coral Decora Acrílico Premium. Parte do seu bom desempenho se deve à sua baixa diluição. Foi, de longe, a pintura mais resistente do teste e está entre as melhores para esconder cores escuras, além de resistir a manchas à base de água e de óleo.


Se você prefere cobertura fosca, recomendamos Sherin-William Metallex Fosco Perfeito. Embora não seja tão resistente a manchas como as tintas semibrilho, foi a única fosca bem avaliada nesse item.


E se você quer um produto barato com qualidade aceitável, nosso barato do teste é a Suvinil Acrílico Econômico Glasurit.



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.