Notícia

Ter duas apólices nem sempre ajuda

Saiba em quais casos ter mais de um seguro pode compensar.

28 agosto 2012

Ter duas apólices nem sempre ajuda

A concorrência de apólices é quando uma pessoa contrata dois (ou mais) seguros para um mesmo bem. Mas quem pensa que isso só pode trazer vantagem, pode estar enganado, já que nem sempre é o que acontece. Em casos como o do seguro de vida, pode ser uma boa opção. Mas em relação aos bens, é preciso avaliar a situação.

Ter duas apólices para o mesmo bem pode ser vantajoso quando a primeira seguradora não oferece todas as coberturas que você pretende contratar.

Possuir mais de um seguro não é ilegal. Mas o Código Civil estabelece que, no caso de um novo seguro para o mesmo bem, a pessoa deve comunicar por escrito à seguradora inicial, pois, caso haja sinistro, o valor da indenização não pode ultrapassar o valor real do bem.

O ideal é sempre avaliar se não é melhor aumentar o capital segurado em uma única apólice do que contratar outra.

Veja quando vale ou não a pena ter dois seguros para o mesmo bem.

Vantagens

·         Pode lhe permitir contratar coberturas diferenciadas em cada uma das apólices;

·         Para seguro de vida pode valer a pena, já que você contrata o valor que quiser de capital para receber em caso de invalidez ou óbito. Você ou sua família receberá a soma das indenizações de cada apólice.

Desvantagens

·         Terá que pagar duas vezes a comissão do corretor e o IOF;

·         O custo da apólice é outra despesa que você terá que arcar duas vezes;

·         A soma dos prêmios das duas seguradoras contratadas poderá sair mais caro do que contratar uma apólice mais completa em apenas uma seguradora;

·         Você não receberá as duas indenizações integrais se ambas as apólices estiverem cobrindo os mesmos riscos, exceto em caso de seguro de vida.

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.