Notícia

Descubra a capacidade ideal para o seu ar-condicionado

Para resfriar o ambiente sem consumir muita energia, escolha um modelo adequado às características do cômodo onde será instalado. Veja o que deve ser considerado e como calcular quantas BTU o aparelho precisa.

23 janeiro 2017
btu-ar-condicionado

O verão chegou, mas muita gente ainda está à procura de um ar-condicionado para aliviar o calor dentro de casa. O problema é que muitos consumidores não sabem qual capacidade do aparelho é a mais adequada para o cômodo onde pretendem fazer a instalação. Se esse é o seu caso, leia nossas dicas a seguir e acerte em cheio na compra.

O primeiro aspecto que você deve considerar é o tamanho da área que pretende resfriar (a dica também serve caso opte por um aparelho de parede). Leve em conta ainda a quantidade de pessoas que utilizam o espaço, o número de aparelhos eletrodomésticos instalados no mesmo ambiente e se ele recebe a luz do sol, seja pela manhã ou pela tarde. Isso porque, quanto maior a incidência solar, mais tempo o aparelho levará para resfriar o local, consumindo mais energia. 

Por isso, ambientes de grande circulação como sala, geralmente, consomem mais energia do que um quarto, onde você costuma usar o aparelho apenas para dormir, sem abrir e fechar portas e com poucos eletrodomésticos ligados, não é mesmo? Desse modo, se o único aparelho utilizado em seu quarto é uma TV, por exemplo, não precisa investir em um modelo tão potente. Ou seja, a capacidade em BTU (unidades térmicas britânicas) pode ser menor do que o necessário para a sala.

split-portatil-conteudo-meio-2

Leve em conta na escolha do modelo o tamanho do ambiente e o número de pessoas que circulam por ele.  


Cada m2 precisa de 600 BTU

Tão importante quanto saber identificar a capacidade ideal para refrigerar o ambiente, é poder optar pelo ar-condicionado que tenha o melhor custo-benefício. Para fazer sempre a escolha certa, só associado PROTESTE tem acesso a testes comparativos que indicam qual é o melhor produto.

As BTU, por sinal, costumam deixar muitos consumidores em dúvida. Esse também é o seu caso? Fique tranquilo! Mostraremos a você como calcular a capacidade  necessária para o modelo que pretende comprar.

O ponto de partida é 600 BTU, refrigeração necessária para cada m2 do local. Considere ainda 800 BTU por pessoa que circula pelo ambiente, mais 800 BTU para cada aparelho ligado. Caso o cômodo seja alvo de incidência solar, multiplique por 1,25 na calculadora.

  • Um quarto de 12m² frequentado por duas pessoas, por exemplo, com dois eletrodomésticos (um computador e uma televisão), que não recebe luz do sol necessita de um ar-condicionado de 10 mil BTU. Veja como chegamos a esse cálculo

 Necessidade de refrigeração = (12 x 600) + (2 x 800) + (2 x 800) = 10.400 BTU/hora (nesse caso, você pode arredondar e adquirir um aparelho de 10 mil BTUs).

  • plantaquarto-ok
  • Já uma sala com 15m² frequentada por duas pessoas, com três aparelhos (uma TV, um home-theater e um computador), que tenha incidência solar, vai precisar de um modelo de 17 mil BTU. Entenda:

Necessidade de refrigeração = [(15 x 600) + (2 x 800) + (3 x 800)]  x 1,25] = 16.250 BTU/hora (como a sala é uma área de grande circulação, aconselhamos que você opte por um aparelho de 17 mil BTU).

planta-sala-2


Na tabela abaixo, mostramos outros exemplos de capacidade de refrigeração média sugerida. Consideramos uma sala, com um eletrodoméstico, por onde circulam duas pessoas. 

 tabela-btus

 

Vale lembrar que não é recomendado usar aparelhos com potência muito inferior à indicada, o que causaria problemas para o equipamento. Além disso, sua despesa com manutenção e o consumo de energia tendem a aumentar e o aparelho poderá levar mais tempo para resfriar o ambiente ou até mesmo não atingir a temperatura desejada.


Por outro lado, você não deve utilizar modelos com capacidade de refrigeração muito acima da necessária para a sua casa. Você poderá notar maiores oscilações de temperatura e, sobretudo, o aumento no consumo de energia. Além disso, o ar-condicionado não será eficiente na redução da umidade do cômodo, uma de suas funções.

Tenha acesso a um mundo de vantagens e benefícios. Associe-se agora mesmo

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.