Notícia

Veja quais são os melhores climatizadores de ar

20 maio 2014

20 maio 2014

Ao contrário do que muitos pensam, esses aparelhos não são fabricados para resfriar o ambiente. Então, é mais indicado você comprar um ventilador ou até mesmo investir num ar-condicionado. 

Apesar de constatarmos que os climatizadores são equipamentos seguros (não oferecendo risco de choque elétrico aos usuários), fáceis de usar e consomem pouca energia, mas não resfriam o ambiente em dias de calor. Portanto, não se iluda, pois tais produtos não têm essa finalidade.

E se você comparar com os resultados do teste mais recente de ventiladores que fizemos, verá que a vazão de ar dos climatizadores é bem menor, embora sejam mais caros. O modelo da marca Komeco, por exemplo, teve a menor vazão do teste. Portanto, a sensação que você pode ter de que o ambiente está mais fresco, na verdade, é porque ficou um pouco mais úmido.

Por outro lado, os produtos Electrolux, Springer e Consul possuem paineis e controles remoto de qualidade, com botões intuitivos e bem acabados. Já o modelo da Philco tem um painel confuso, enquanto Komeco e Cadence possuem botões muito básicos, além de não contarem com controle remoto.

Em geral, os produtos testados possuem bons manuais de instrução. Apenas o Cadence não traz uma tabela de solução para os possíveis problemas, ou seja, o fabricante não mostra como o consumidor pode identificar e o que fazer quando o produto apresentar determinadas falhas antes de levar o produto a uma assistência técnica.

Quanto ao consumo de energia, não há com o que você se preocupar. Para você ter uma ideia, o consumo médio mensal dos aparelhos é de 14 kW (o equivalente a R$ 5,90 no estado do Rio de Janeiro, por exemplo), quando utilizados durante oito horas por dia – valor comparável ao de um ventilador.

 Após a análise desses critérios, o produto eleito melhor do teste e escolha certa foi o Electrolux CL07F, por ter a melhor eficiência e vazão do teste e apresentar ótimo acabamento. 

Electrolux CL07F: Melhor eficiência e vazão do teste. (De R$ 299 a 400)

Imprimir Enviar a um amigo