Notícia

Cooktops: o que considerar na hora da compra

Eles são práticos, funcionais e capazes de dar aquele toque especial no ambiente. E se você está pensando em adquirir um para a sua cozinha, fique de olho em nossas dicas.

22 setembro 2017
cooktop1

- Em primeiro lugar, você precisa verificar qual modelo atende melhor às suas necessidades: elétrico, por indução ou a gás. 

 - O primeiro não usa gás, o que é bom, já que não há risco de vazamento e dispensa instalação específica (tubos ou botijões). Além disso, costuma oferecer uma temperatura precisa. Porém, não funciona em caso de falta de energia. 
 
- No por indução, ondas eletromagnéticas aquecem a superfície quando há contato com as panelas (assim que elas são retiradas, o cooktop esfria). Ou seja, é ideal para quem tem crianças em casa. Mas atenção: ele também não funciona sem energia. Além disso, será preciso comprar panelas específicas para esse tipo de cooktop.  
 
- O cooktop a gás é o que mais se assemelha aos fogões tradicionais a que estamos habituados. Funciona com gás encanado ou de botijão e é adequado a qualquer tipo de panela. Geralmente, possui preço mais em conta entre os demais. 

cooktop2

- Tenha em mente que a instalação de um cooktop deve ser realizada por um técnico especializado. Para modelos a gás, use só mangueiras regulamentas pelo Inmetro. 
 
- Saiba que, de acordo com o modelo, existem distâncias limite entre o cooktop e a base do móvel. Por isso, fique atento ao manual
 
- Para quem cozinha vários pratos ao mesmo tempo, o melhor é optar por um cooktop com maior quantidade de queimadores. Já para a pessoa que mora sozinha, talvez um modelo de uma ou duas bocas seja o suficiente. 
 
- Se você, entretanto, prefere os fogões tradicionais, acesse nosso comparador e confira as especificidades de diversos modelos que passaram por nosso crivo.  

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.