Notícia

Cuidado para não se queimar ao abrir a porta do forno

Não abrir a porta do forno antes do acendimento automático pode causar explosões e queimaduras, fique atento às dicas

01 dezembro 2017
abrir-o-forno-corretamente

Como você costuma acender o forno do fogão? Se você tem o hábito de manter a porta do forno fechada para fazer o acendimento automático, saiba que os riscos de uma pequena explosão e até queimaduras no rosto são bem altos.

O ideal é sempre abrir a porta do forno antes de pensar em acendê-lo. Só então você pode girar o manípulo de abertura do gás para a esquerda e apertar o botão de acendimento (para aqueles modelos que não acendem somente girando o botão). Mantenha-o pressionado por, pelo menos, dez segundos. Solte e certifique-se de que o fogo continua aceso. 

Caso a chama não acenda, antes de repetir a operação, deixe a porta aberta por, pelo menos, um minuto. Nunca refaça o processo imediatamente, porque pode haver concentração de gás dentro do forno e gerar uma explosão.

abrir-o-forno

Por que não se deve abrir a porta do forno quando se assa um bolo?

O que faz um bolo ou pão crescer no forno é a expansão térmica de pequenas bolhas de gás carbônico presentes na massa. Essas bolhas são resultado da adição de fermento biológico ou químico (bicarbonato). Quando o forno é aberto abruptamente, o ar mais frio penetra no forno, provocando uma diminuição brusca de temperatura. Como resultado, parte das bolhas na massa se retrai, podendo romper-se e perder o gás carbônico aprisionado. Se isto acontecer, o bolo não cresce mais, tornando-se compacto e pouco macio.

A PROTESTE desenvolve regularmente estudos e testes para ajudar você a cuidar da saúde. Associe-se!

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.