Notícia

Grill Pizza Express traz risco de queimadura

Apesar de assar prato típico da culinária italiana rapidamente, aparelho da Britânia tem falhas em seu design que comprometem a segurança do usuário.

 

29 outubro 2014
grill-pizza

Grill Pizza Express, do fabricante Britânia, promete facilitar a vida daqueles sem tempo ou disposição para cozinhar. Levamos, então, esse produto, que alega cozinhar pizzas refrigeradas e congeladas, de 31 cm de diâmetro, em 5 e 7 minutos, respectivamente, para ver se cumpre o que promete.

Manual omite importantes informações de segurança

Constatamos que o manual de instrução é fraco, pois, além de não ter fotos detalhando o uso correto do aparelho, ignora importantes dicas de segurança, como:

  • Cuidado para não tocar nas superfícies quentes. Não é informado onde são estas partes.
  •  Sempre segure grill pelas alças, para abrir e movê-lo. Não existem alças no produto.
  • Retire o plugue da tomada antes de limpar e quando o aparelho não estiver em uso. Esta informação deveria estar destacada, pois é a única forma de desligar o aparelho.

Sem botão de acionamento, é preciso tirar da tomada

São pontos cruciais, já que o produto, que custa R$ 169,90, não tem botão de liga e desliga e, se o plugue não for desconectado após o uso, permanecerá aquecido, arriscando queimaduras para o usuário durante o manuseio

Resultado é rápido e satisfatório

Em termos de desempenho, o resultado foi bom, com as pizzas refrigeradas e congeladas devidamente assadas, o queijo, derretido, e a massa, ficando crocante e não borrachuda. O tempo de aquecimento das chapas antiaderentes levam em torno de 4 minutos, e a pizza fica pronta dentro do prazo estabelecido. Nada impede do usuário deixar um minutinho a mais para melhorar ainda mais o resultado.  

Risco de queimadura ao abrir o grill é grande

O problema detectado ocorre ao abrir o grill quente, pois a área do pegador que permanece fria é pequena dificultando a abertura sem tocar nas partes superiores que são quentes. Cabe ressaltar que os componentes de cerâmica, assim como a proteção plástica, que ficam expostas em toda lateral do produto, chegam a temperaturas de 167ºC e 105ºC, respectivamente, segundo nossas medições, o que no caso de um toque involuntário pode causar queimaduras.

 

pizza-grill-temperatura
A parte cerâmica chegou a medir 167ºC e a parte plástica chegou a 105,1ºC.

Para evitar perigo, use luva de proteção

Há o risco, também ao abrir o aparelho, de queimadura pela fumaça quente que sai e entra em contato com a parte exposta da mão. Por isso, use sempre luva de proteção. Ademais, o produto falha ao não ter, além do já citado botão de acionamento, timer ou aviso sonoro, fazendo que em todo o processo de preparação da pizza o usuário tem que estar perto do produto.

pizza-grill-britania-proteste
A parte cerâmica e parte plástica que ficam expostas em toda a circunferência externa do produto.

Proteste não recomenda grill; contataremos fabricante

Por essas razões de segurança, apesar de assar pizzas rapidamente, a PROTESTE não indica o Grill Pizza Express para compra. 

Ademais, contataremos o fabricante para propor mudanças em seu design, como melhor proteção lateral e da parte de cerâmica exposta, a fim de torná-lo mais seguro.

pizza-grill-proteste

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.