Notícia

Descubra qual é o melhor sabão em pó

A PROTESTE testou também a versão líquida e constatou que o produto tradicional de lavar roupas é mais eficaz para tirar manchas e também mais econômico. Confira:

 

19 setembro 2013
melhor-sabao-po


Os sabões líquidos surgiram no mercado com a promessa de render mais do que os em pó, porém nossos testes indicam que apesar da versão líquida durar até 30 lavagens, ela não se saiu bem em todas as análises. Já o produto líquido que foi o melhor lava apenas dez máquinas e fica atrás do melhor do teste e escolha certa, um produto em pó, que, além de ser superior em diversos quesitos, é capaz de durar por 16 lavagens.

Outra conclusão é que os sabões em pó são os melhores para tirar diferentes tipos de manchas. Por outro lado, todos os líquidos são imbatíveis na manutenção das cores das roupas – mas o melhor do teste e escolha certa também lavam bem.

Para escolher qual sabão usar, é preciso definir suas necessidades na limpeza das roupas: tirar manchas ou manter as cores? Em relação à retirada de manchas, dividimos os resultados em três categorias:

  • Gordura (óleo mineral, sebo, maquiagem, maionese e molho de carne).
  • Enzimas (chocolate ao leite, sangue, batata e molho de salada).
  • Pesadas (chá, café, vinho, graxa e mirtilo – fruta também conhecida como blueberry).

Para vencer as manchas de gordura, a marca Assim em pó foi o que se saiu melhor. Mas houve também outros produtos que tiveram bons resultados: os líquidos Baby Soft, Ariel, Ace e todos os três avaliados da marca Omo.

Para retirar manchas com enzimas, os em pó Omo e Assim apareceram como os grandes destaques. Já os líquidos Ariel, Omo Concentrado e Omo Progress e os em pó Tixan Ypê, Ariel e Ace foram bons também nessa tarefa.

Já para eliminar manchas pesadas, Ariel (em pó e líquido) e Omo em pó desempenharam melhor o trabalho. Todos os outros receberam "bom" nessa avaliação, com exceção dos aceitáveis Surf em pó e Ypê líquido.

 
Veja na imagem acima o sabão indicado para cada tipo de mancha.

 

Outra grande preocupação na hora de lavar roupas coloridas é não deixá-las desbotar. Nesse aspecto, pode confiar em todos os sabões líquidos. O único em pó que ficou no mesmo patamar foi o Assim.

Na lavagem de roupas brancas o Ariel em pó foi o que alcançou os melhores resultados para deixar as peças bem lavadas. Ainda assim, diversas outras marcas obtiveram resultados muito bons e bons nessa avaliação. Avaliamos também o amarelamento após três ciclos de lavagem e vimos que todos os produtos se saíram bem, não escurecendo as roupas.

Na hora da compra, procure levar em consideração a durabilidade dos produtos. A marca de sabão considerado pela PROTESTE melhor do teste e escolha certa, rende 16 lavagens (enquanto o Ace em pó, apenas seis). Entre os líquidos, o que mais rende é o Surf (30 lavagens), mas ele pode não ser tão eficiente. Já a marca de sabão líquido mais bem avaliado lava dez máquinas.

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.