Notícia

Micro-ondas: desvendamos, de vez, todos os mitos!

Você sabia que há perigo em esquentar um copo de água, que o ovo estoura e que o papel-alumínio pode até explodir o aparelho? Aprenda, a seguir, como usar esse eletrodoméstico de forma correta e sem correr riscos. 

27 novembro 2017
micro-ondas-mito

Hoje, o micro-ondas é essencial no dia-a-dia da cozinha, mas muita gente ainda tem dúvidas de que tipo de material pode usar ou não no aparelho e até se é possível preparar qualquer tipo de alimento. Pensando nisso, desvendamos, a seguir, diversos mitos para ajudar você a utilizar, de forma correta e eficiente, esse eletrodoméstico na sua cozinha, evitando graves acidentes.

 

Deve-se esperar o último apito para abrir a porta.

Verdade. No primeiro apito, o forno não encerrou sua função, nem parou de produzir micro-ondas. Logo, só abra a porta após o último.

 

Metal ou papel alumínio nunca podem ser usados.

Verdade. Panelas ou outros objetos de metal, como alumínio, inclusive o papel, não podem ser utilizados no micro-ondas, porque aumentam muito o grau de reflexão e podem explodir o eletrodoméstico. Vidro, papel, cerâmica ou plástico feito para esse fim podem ser usados nesse forno porque as micro-ondas passam através desses materiais.

Há perigo em esquentar água.

Verdade. Ao aquecer um copo de água, por exemplo, o líquido pode não entrar em ebulição dentro do forno, ou seja, você não vê as bolhas se formando. Porém, quando o copo é retirado, o próprio movimento pode gerar o efeito chamado “ebulição repentina”, provocando um acidente.

Entre agora em nosso comparador e encontre o micro-ondas que melhor atende às suas necessidades.

 

 micro-ondas-mito1

 

Ovo cozido explode.

Verdade. Conforme pôde testemunhar o engenheiro norte-americano Percy Spencer, desenvolvedor do forno nos anos 1940, o ovo explode. A casca fechada forma uma espécie de panela de pressão sem válvula de segurança. E essa pressão faz com que ele estoure. É por isso que vale furar batatas, berinjelas, gemas de ovos e outros alimentos que tiverem peles ou membranas protetoras com palito, além de homogeneizar bem a massa de bolo para caneca, para permitir a saída dos vapores.

 

Frituras são proibidas.

Verdade. Isso porque a temperatura do óleo não pode ser controlada como em um fogão convencional.

 

Alimentos se alteram com as micro-ondas.

Mito. Os alimentos não têm sua composição alterada pelas micro-ondas emitidas pelo forno. A função delas é a de aquecer o alimento agitando as moléculas de água que o compõem. O calor é o único fator que se mantém no processo após o desligamento do aparelho.

A PROTESTE testa regularmente as principais marcas de eletrodomésticos do mercado. Associe-se!  

Eles são seguros.

Verdade. Em condições normais, as micro-ondas têm níveis seguros de radiação eletromagnética e não escapam para fora do forno, atingindo os usuários. Só há algum risco de queimadura se o aparelho apresentar um defeito muito grave.

 

Há perda de nutrientes.

Em termos. Isso pode acontecer com qualquer alimento que receba fortes quantidades de calor. Não é restrito ao micro-ondas.

 Assista agora nosso vídeo sobre mitos e verdades do uso do micro-ondas.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.