Notícia

Forno elétrico: precisão é ponto forte

A temperatura exata do forno elétrico pode fazer toda a diferença para sua receita. Nesse ponto, alguns aparelhos são mais precisos do que o forno dos fogões.

 

23 fevereiro 2016
micro-ondas

A receita diz que o prato deve ser assado a 180ºC por 30 minutos, com o forno preaquecido. Você segue as orientações à risca, mas a comida que preparou com tanto carinho não fica como deveria. 

A explicação pode estar na diferença entre a temperatura real do forno e a que você selecionou no botão do fogão. Se fosse num forno elétrico, isso, provavelmente, não aconteceria. Pelo menos em alguns modelos que testamos, pois são bem precisos nesse aspecto.

O problema é quando suas partes externas, como portas de vidro, botões e laterais, esquentam demais, como aconteceu com a maioria dos modelos que testamos. Por isso, somente três produtos foram considerados de boa qualidade, por aliarem a temperatura exata à segurança e ao bom desempenho para assar. E se você optar por uma de nossas escolhas certas (Layr Joy), em vez de o melhor do teste (comparando os preços mínimos), poderá economizar até R$ 260. 

Esses produtos estão ganhando espaço nas casas de muitos brasileiros, que optam por cozinhar e fritar nos fogões tradicionais, ou em cooktops, e preferem assar nos fornos elétricos. Você pode encontrar diversos modelos, com volumes semelhantes aos de fornos a gás.

Porém, um dos pontos negativos é o gasto de energia em alguns fornos que testamos poderia melhorar. É o caso dos fornos:

  •  Cadence, 
  • Fischer, 
  • Layr, 
  • Philco,
  • Suggar. 

Ainda assim, você pode gastar menos para fazer um bolo de cenoura, por exemplo, num forno elétrico do que num forno a gás (veja abaixo a comparação que fizemos entre os custos, considerando as tarifas para consumo em kW/h e m3 de gás natural na cidade do Rio de Janeiro).

 

De modo geral, todos os produtos têm manuais de instrução bons, com poucas falhas que podem ser corrigidas. Mueller e Nardelli não trazem informações essenciais sobre segurança, por exemplo. O primeiro ainda não descreve as peças do forno e o segundo não dá dicas de limpeza.

Dois fornos mantêm a comida aquecida

Todos os produtos são fáceis de usar e isso se deve muito aos acessórios que trazem. Nesse ponto, alguns fornos são mais versáteis do que outros. Com exceção do Brastemp e do Cadence, os demais não possuem a função manter aquecido, que deixa o alimento quente depois de você desligar a função “assar”. 

Já a bandeja coletora de resíduos evita que o molho ou a gordura se acumule na parte inferior do forno. Os modelos Electrolux, Fischer e Layr, porém, não têm o recurso.

Se a sua intenção for assar torradas, não crie expectativas, pois os resultados foram frustrantes. Nenhum deixou as fatias de pão crocantes, sem queimar

Já para o frango, o desempenho foi bem melhor. Brastemp, Electrolux e Layr deixaram a carne bem cozida e dourada igualmente. E, se quiser saborear um bolo bem fofinho, com cor uniforme, cozido por dentro e por fora, pode confiar nos modelos Brastemp, Electrolux, Fischer, Layr e Philco.

O principal ponto positivo dos fornos mais bem pontuados (Electrolux, Brastemp, Layr e Fischer) é a precisão da temperatura. Isso significa que, se você selecionou 180ºC no botão, a temperatura interna será a mesma (ou quase a mesma). Essa qualidade não foi encontrada nos fornos de fogões a gás que testamos recentemente – a variação passava de 40ºC em alguns modelos.

O grande aspecto negativo dos elétricos é o superaquecimento das partes externas dos modelos Cadence, Mondial, Mueller, Nardelli, Philco e Suggar, que podem causar queimaduras. Por esse motivo, não os recomendamos para a compra.

Mesmo que você adquira algum dos modelos bem avaliados, confira algumas dicas de uso: 

  • Coloque-o em uma superfície alta, deixando-o bem longe de crianças. 
  • Proteja as mãos com luvas de tecido ou silicone e use um pano para retirar o prato. 
  • Evite ainda o contato do cordão de alimentação com as partes externas quentes do aparelho.

E, ainda, descubra quais são os melhores modelos de fornos elétricos do mercado!

 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.