Como instalar ventilador de teto
A Proteste preza e promove a valorização e a defesa dos direitos de compra dos cidadãos brasileiros. Clique e conheça os seus direitos quanto consumidor!
Para instalar um ventilador de teto a dica mais importante é ler com atenção às instruções do manual e seguir nosso passo a passo abaixo.
O primeiro passo é escolher o local em que vai instalar o ventilador de teto. O ideal é ficar a 2,3 m do chão e 0,5 m de distância dos móveis mais altos, paredes e lustres.
A área de fixação no teto deve suportar uma carga mínima de 25 kg. E não o instale em caixa de passagem plástica, porque há risco de queda do aparelho. Mas se você identificar que no ponto em que deseja colocá-lo tem esse tipo de passagem plástica, utilize um reparador de caixa de luz, encontrado em lojas de materiais elétricos.
Outro detalhe importante na hora da instalação do ventilador é verificar se as pás não bloquearão o fechamento e a abertura de portas de armários e janelas.
Antes de começar a instalação desligue a chave geral
Verifique a tensão da rede e identifique os fios elétricos: terra, neutro e fase. O fio terra deverá ser ligado a um condutor de proteção de instalação.
Para começar a instalação, são necessários cinco fios. Dois para o motor, dois para a lâmpada (se houver) e um fio terra. Com o alicate descascador de fios, tire a capa da ponta dos cinco fios. Paralelamente, já monte o ventilador conforme as instruções do fabricante.
Passe os fios do ventilador e do lustre por dentro da haste, de maneira que ele saia da base.
Fixe a haste do motor. Deixe a parte mais larga para o lado dos fios. Ponha o pino de fixação. Passe o fio do motor e do soquete por dentro da haste. Insira o pino de segurança na haste.
Fixe o suporte no teto fazendo perfurações com buchas e parafusos adequados. Não fixe o suporte diretamente na caixa elétrica. Encaixe o ventilador no suporte. Certifique-se de que ele não estará totalmente preso, para que se movimente quando estiver ligado. Nunca prenda o ventilador apenas pelos fios, porque isso poderá levar à queda do aparelho.
Faça um teste nos fios utilizando a chave de teste. Ao ver que há passagem de corrente, conecte os fios e arremate com fita isolante: o fio fase do lustre (preto) e o fio fase do motor (vermelho) ao fio fase da rede (vermelho) (para rede 127 V). Conecte o retorno da lâmpada (preto) ao retorno da chave controle (preto). Conecte o fio de exaustão e o fio de ventilação do motor (brancos) ao capacitor. Por fim, o fio terra do lustre (verde) ao fio terra da rede (verde). Caso sua casa não possua rede própria de aterramento, ligar ao fio negativo da rede.
Agora é a vez de substituir o interruptor pela chave de controle. Para tanto, você deve conectar os fios e arrematar com fita isolante. Em seguida, conecte o fio da chave controle ao retorno da lâmpada (preto). Depois, conecte os dois fios da chave controle aos fios do motor (brancos). E conecte o fio de alimentação (vermelho) à rede elétrica. Por fim, isole o outro fio (preto).
Feitas todas as conexões, coloque a lâmpada (se houver) e confira a distância das pás do ventilador até o teto. Se alguma estiver a uma altura diferente da outra, movimente-a até que fique na altura adequada. Certifique-se se os parafusos estão bem presos. Por fim, vale uma dica importante. Com o uso, os parafusos podem ir afrouxando. Então, realize essas verificações a cada 18 meses.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!