Guia de Compras

Guia de Compras de impressora: saiba escolher os melhores modelos

05 julho 2016

Atualmente a diferença de preço entre uma impressora comum e uma impressora multifuncional é muito pequeno, por isso na maioria dos casos não é recomendado comprar uma impressora comum.

As impressoras da marca HP, por exemplo, possuem cartuchos coloridos únicos, ou seja, todas as cores estão no mesmo local. Caso falte uma das cores as impressões não ficam perfeitas e por isso é preciso trocar o cartucho.

Já as impressoras das marcas Epson e Canon, por exemplo, trabalham como o sistema de três cartuchos coloridos. Quando uma cor acaba é só comprar a cor separadamente e continuar utilizando os demais cartuchos. Porém, quando uma cor acaba a impressora fica travada e não imprime mais.

O preço dos cartuchos vendidos separadamente é mais alto do que dos cartuchos únicos. Individualmente são mais baratos, porém é necessário ter os três cartuchos sempre, por isso o valor total excede o dos cartuchos únicos.

Outro ponto que deve ser analisado antes da compra é a tecnologia da impressora: jato de tinta ou a laser?

As impressoras multifuncionais a jato de tinta são as mais vendidas para usuários comuns por que são mais baratas, porém o consumo é maior do que das impressoras a laser.

As impressoras a laser são mais caras e os toners de tinta também. Este modelo é indicado para empresas ou usuários que necessitem de uma utilização frequente.

Se você precisa fazer muitas impressões e não tem a necessidade de fazer scans, a impressora a laser é a melhor opção

Porém, se suas impressões são esporádicas uma impressora multifuncional pode ser mais indicada para o seu perfil.