Como fizemos o teste

Comparativo celulares: conheça os parâmetros avaliados no teste

05 julho 2016

Confiabilidade: este índice é calculado de acordo com a avaliação dos nossos associados. Levamos em consideração o número total de avarias desde a compra do produto, seu tempo de fabricação e o número total de problemas reportados pelos usuários, de acordo com a sua gravidade. Não contabilizamos produtos de segunda mão neste cálculo.

Display: foi avaliada a qualidade do display, reflexão, cores e também a legibilidade das informações nele. 

Qualidade sonora: o teste da qualidade sonora foi feito para simular uma ligação e apontar como o som é recebido e enviado pelo aparelho. Os testes de som foram feitos em três tipos de ambientes: calmos, com barulho e em lugares com ecos. 

Sensibilidade ao sinal: foi avaliada a sensibilidade de captação do sinal do celulares quanto à qualidade e ao alcance. 

Facilidade de uso: foi avaliada a facilidade de usar o telefone ao realizar tarefas relacionadas a efetuar e receber chamadas. Foram avaliadas: a quantidade de informações do display, como armazenar e localizar contatos, a função de chamadas perdidas e as últimas chamadas realizadas. 

Portabilidade: foi avaliada a facilidade de se transportar o aparelho quanto ao tamanho, ao peso e ao volume. Teste de travamento de teclado e transporte em bolsos também foram realizados. 

Durabilidade: teste de resistência à quedas, à água, de integridade do material e da proteção do display foram realizados para avaliar a durabilidade dos celulares.

SMS (torpedo): foi avaliado como os aparelhos recebem as mensagens e como são apresentadas para o usuário, assim como a facilidade de compor uma mensagem. 

Câmera fotográfica: foi avaliada a qualidade da câmera levando em consideração fotos em ambientes com pouca luz, ambientes luminosos e ambientes internos, como um escritório. A qualidade do display para mostrar fotos, a facilidade de usar a função fotografia e a versatilidade da câmera também foi avaliada. 

Vídeo: foi avaliada a qualidade de gravação dos vídeos e sua facilidade de filmagem, além das opções que o celular oferece para facilitar a filmagem como o estabilizador de imagens.

MP3-player: avaliamos primeiramente a qualidade do som. Para isso, foram feitos testes de audição com os fones que acompanham o aparelho e também com um outro fone padrão. Também foram avaliados a facilidade de uso na opção MP3 Player, a versatilidade e o sistema de transferência de músicas para o computador.

Internet e e-mail: para os celulares que possuem essas opções, testes de: navegação na Internet, desempenho das redes que suportam esse tipo de serviço, uso de e-mail no celular e sincronização com softwares, como o Outlook.

Navegação GPS: foram avaliados a precisão do GPS e o uso dele com aplicativos que necessitam de sua localização.