Notícia

Aprenda a configurar smartphones para o uso de idosos

As marcas oferecem diversas opções de acessibilidade para pessoas idosas e com necessidades especiais. Saiba como ativá-las!

31 janeiro 2018
configuracao-smartphone-idosos

Algum familiar idoso seu vive reclamando que as letrinhas do smartphone dele são muito pequenas? Ou até mesmo que o toque do celular é muito baixo? Saiba que os grandes fabricantes de smartphones oferecem vários recursos de acessibilidade que visam sanar esses problemas.

Avaliamos aparelhos das quatro marcas que dominam o mercado brasileiro – Samsung, LG, Apple e Motorola – e agora te ensinamos como configurar, no Andoid e no iOS, os recursos que irão ajudar o seu parente mais velho a ter mais facilidade na hora de usar o aparelho.

Android
Para acessar os recursos em smartphones que possuam o sistema operacional Android, basta fazer o seguinte passo-a-passo:
Botão Início > Configurações > Acessibilidade

 Lá é possível ativar recursos como TalkBack – que te permite interagir com o dispositivo usando feedback falado e por toque -, comando de voz, tela em braile, legendas, opções de aumento de texto e de contraste, alteração de cores da tela e muito mais.

iOS
Os aparelhos munidos do sistema operacional iOS oferecem recursos bastante similares aos encontrados no Android, a diferença fica em como ativá-los nos dispositivos Apple. Para acessá-lo, basta seguir o passo-a-passo:
Botão Início > Ajustes > Geral > Acessibilidade

Embora todos os aparelhos possuam algum tipo de acessibilidade, nossa avaliação mostrou que os aparelhos da Samsung e da LG se saem melhor. Os motivos e a indicação de quais aparelhos são boas opções para quem busca um smartphone para um parente idoso ou que possua necessidades especiais, você confere aqui.

Encontre um smartphone perfeito para você e o seu bolso!

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.