Notícia

iPhone 8 Plus: conheça as vantagens e descubra se vale a pena trocar o seu atual aparelho

Após 10 dias de uso, constatamos que o desempenho deste smartphone top de linha é mesmo excelente, mas o preço ainda está muito salgado.

17 novembro 2017
iphone8

Surpreendente. Assim podemos definir o novíssimo iPhone 8 Plus. Avaliamos este lançamento da Apple durante 10 dias para identificar suas vantagens e quem são os usuários que ficarão satisfeitos com o aparelho. Já podemos adiantar que ele traz um desempenho excelente, um design lindo e uma câmera ótima, porém ainda está com o preço muito alto. Confira, a seguir, todos os detalhes da nossa análise:

Design premium

O aparelho é muito bonito e traz o aspecto premium, que a Apple sabe muito bem fazer. A traseira de vidro possui bordas arredondadas, como também a parte da frente. O acabamento da lateral é de metal. Da mesma forma do que o iPhone 7 Plus, ele vem com duas câmeras traseiras, botão home fictício na parte da frente e duas saídas de som. Verificamos, no entanto, que não há saída para fone de ouvido. Por isso, na hora de usar seu fone de ouvido com cabo, você vai precisar utilizar um adaptador que vem na caixa.

Vale ressaltar que, embora o design seja muito bonito, as marcas de dedos são constantes durante o manuseio, como acontece em todo smartphone que tem vidro na traseira. Outro problema é a falta do uso do espaço frontal com a tela, porque o aparelho fica com um aspecto de celular antigo, quando colocado ao lado do Galaxy S8, LG G6 e o iPhone X, por exemplo.

Desempenho sem travamentos

Surpreendente, assim como deve ser um aparelho top de linha. Rodamos diversos jogos, como Mario RUN e Clash Royale, e ainda o pesado Vainglory, e não percebemos nenhum travamento. Se depender de desempenho, espere o máximo deste aparelho, com tudo muito bonito e fluido. 

. Compare aqui os melhores smartphones do mercado. 

Câmera: há pontos positivos e negativos

Por incrível que pareça, tivemos pontos fortíssimos e fracassos totais na câmera deste aparelho. Do lado positivo, espere fotos lindas em quase todas as ocasiões. Uma fotografia normal pode ser clicada com a primeira câmera – ela não possui zoom, porém, utilizando outra câmera, é possível ter uma aproximação de duas vezes. Com isso, você consegue matar o famoso zoom digital, que é péssimo, por sinal.

O modo retrato, que já existia no iPhone 7 Plus está ótimo. O software consegue embaçar bem o fundo da foto e são raras as vezes em que ele não reconhece ou mistura as profundidades. Fora isso, o aparelho será um bom companheiro de viagem e pode até aposentar a sua câmera digital, caso você ainda tenha uma na gaveta.

Ao tirar uma foto no modo retrato ainda é possível editar e fazer alguns ajustes. O primeiro é optar pela luz de estúdio, que é muito boa por sinal: coloca uma claridade no objeto que está em foco, ou seja, dá a impressão de que há dois refletores de luz perto, dando vida à foto. Já no modo luz de palco, nenhuma foto ficou boa, apesar de ser destaque no lançamento do iPhone 8. Este modo deixa o objeto principal em foco e o cenário, em vez de embaçado, fica completamente escuro. Portanto, não espere fotos boas assim, a não ser que sejam muito trabalhadas, evitando-se algumas cores no cenário para que a câmera não confunda com o objeto principal.

Resistência à prova d’água

iphoneagua

A Apple não assegura a resistência no que se refere à garantia. No site da fabricante, você pode ler: “O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus são resistentes à água, respingos e poeira e foram testados em condições controladas em laboratório, classificados como IP67 segundo a norma IEC 60529. A resistência à água, respingos e poeira não é uma condição permanente e pode diminuir com o tempo. Não tente recarregar um iPhone molhado. Veja instruções no Manual do Usuário para limpeza e secagem. Danos decorrentes de contato com líquidos não estão incluídos na garantia”.

Contudo, mergulhamos com o aparelho para tirar algumas fotos de baixo d’água e o resultado foi muito bom! Não tivemos problemas com as caixas de som ao sair, nem com água em outras conexões. Porém, o aparelho desliza muito na mão e com água a situação piora. Ainda em contato com a água, o aparelho fica alterando funções como se alguém estivesse tocando na tela. Constatamos que ao tentar tirar foto diversas vezes, ele muda sozinho para vídeo. Por isso, esse ponto também poderia ser ajustado pela Apple.

Bateria para o dia inteiro

Ao deixarmos números de lado e falarmos em realidade do dia a dia, o aparelho ficou igual aos anteriores iPhone 7 Plus e iPhone 6 Plus. É possível, assim, que a bateria aguente todo o dia desde cedo, só precisando ser recarregada na parte da noite.

Diante desta análise, podemos dizer que, se você tem um iPhone 7 Plus, fique com ele, curta mais e não siga para o iPhone 8 Plus. Isso porque você não vai perceber nenhuma diferença nessa mudança, no máximo, uma pequena melhoria na câmera ou no desempenho, mas, com certeza não vai valer a pena.

Caso tenha um iPhone 6S Plus, cabe a você decidir se o modo retrato e um pouco mais de desempenho valem R$ 4.599. E você tem um aparelho Android ou um iPhone antigos, vale a pena a troca, não pelo custo, mas sim pela qualidade. Agora, se você possui um Android mais novo, principalmente se tiver um chipset novo da Qualcomm e um jogo de câmera dupla, fique com ele e seja feliz.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.