Como fizemos o teste

Como fizemos o teste

05 julho 2016

Em nosso estudo sobre Antivírus e Segurança, foram levados em consideração os seguintes critérios:

Instalação e remoção do programa: quando o programa está sendo instalado foi avaliado todos os passos e erros de instalação. Já com o programa instalado a atualização do banco de dados do antivírus foi avaliada, assim como a remoção do programa: se ela realmente remove todos os arquivos usados pelo programa.

Facilidade de uso: as instruções eletrônicas de instalação do programa foram avaliadas em diversos critérios como: clareza, qualidade do conteúdo, uso de figuras para exemplos e facilidade de entendimento. Além disso, também foi avaliada a central de ajuda do programa, se é de fácil acesso, se realmente contém explicações de ajuda sobre as ferramentas do programa e como elas são apresentadas. Também foi avaliada a facilidade de uso do Firewall e do Antivírus e Antispyware: todas as opções de interação entre o usuário e o programa e como são apresentadas.

Uso dos recursos do PC: foi avaliado o quanto do sistema o programa exige para funcionar, o quanto é o impacto da instalação na performance na máquina instalada.

Desempenho do firewall: foi avaliado a performance do programa simulando ataques ao sistema em que ele estava instalado. O sistema foi testado em relação a bloqueio de IPs, portas do sistema, aplicativos, protocolos e domínios.

Desempenho do Anti Malware: foram simuladas infecções de diferentes tipos de malwares como trojans, rootkits, worms, macro vírus, vírus em arquivos, boot vírus e outros tipos, além dos spywares. Essa infecção foi testada em duas frentes: já com o arquivo no disco rígido e quando encontrados em sites da Internet. A eficiência da remoção e isolamento também foi avaliadas assim como o seu modo preventivo.