Notícia

Mudar sistema invalida a garantia?

Depende de como o termo da garantia estiver escrito. Descubra em quais casos a troca não é recomendada.

12 junho 2012

Todo computador é vendido com um sistema operacional. Ele administra o funcionamento do computador, oferece rotinas básicas para controle de dispositivos; fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas, além de manter a integridade do sistema.

Ao adquirir um produto, verifique se suas características atendem as necessidades, pois é comum que se façam alterações para deixar o equipamento com a cara do seu dono.

Antes de começar a transformação, é muito importante verificar manual e as cláusulas que trata da garantia do produto. Esse documento deve, obrigatoriamente, acompanhar o produto e é exigido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Olhe o termo de garantia e se esse for expresso e taxativo sobre a proibição da troca do sistema operacional, não é recomendada a mudança. Se o computador apresentar defeitos diante das alterações, você ficará sem amparo para exigir solução junto ao fabricante.

Se o documento nada mencionar sobre a alteração de sistema, a garantia fluirá normalmente.

Atenção:

  • A troca de um sistema operacional e a desinstalação/instalação de alguns programas não pode afetar a garantia sobre o maquinário do computador, também chamado de hardware.
  • Cópias de programas devem ter boa procedência para que você não compre produtos piratas.

Se você teve algum problema com a assistência, entre em contato conosco, (21) 3906-3900, e veja como podemos ajudar.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.