Notícia

CES revela tendências tecnológicas para 2018

Grandes fabricantes de eletrônicos mostraram novos produtos e protótipos de TVs gigantes, carros inteligentes e muito mais 

12 janeiro 2018
CES-2018

Como era de se esperar a Consumer Electronics Show (CES) 2018 apresentou uma série de novidades tecnológicas para o ano que se inicia. De 9 a 12 de janeiro, Las vegas recebeu grandes fabricantes de TVs, autofalantes e eletrônicos em geral nesta que é uma das mais importantes feiras de tecnologia do mundo.

Quer saber quais foram os destaques, confira aqui:

Google Assistant x Alexa, da Amazon

2018 parece ser o ano em que a briga dos assistentes virtuais se intensificará ainda mais. A CES revelou como o gigante das buscas tem investido pesado no seu sistema, buscando e estabelecendo poderosas parcerias com diversos fabricantes de eletrônicos, inclusive caminhando para cada vez mais para dominar o mercado BigData também dos dispositivos IoT.

Samsung e seu assistente de voz próprio

Outro ponto que chamou a atenção durante a CES 2018 foi a Samsung que empregará Inteligência Virtual (AI) e assistente de voz em seus televisores. A diferença, no entanto, é que a gigante sul-coreana utilizará a "Bixby", seu próprio sistema de assistente de voz, ao invés do Google Assistant.

ces-2018-3

Carros Inteligentes

Fabricantes como Samsung, Bosch, Panasonic e Sony apresentaram propostas bastante interessantes para entrar no mercado automotivo. As três primeiras empresas levaram protótipos de cockpits inteligentes para carros. Enquanto a Sony, mostrou um conjunto de sensores para serem usados no mundo automotivo focado em melhorar aspectos como segurança (detecção de pessoas, obstáculos, etc.), mas também permitindo uma interação diferente com o usuário no carro, como o reconhecimento facial para iniciar seu perfil, controle vocal, de gestos, entre outros.

Os televisores e suas novidades

No mercado de TVs, a integração com assistentes de voz, como o Google Assistant, foi o principal destaque, principalmente em produtos de marcas como a Sony e a LG (linha TinhQ). O objetivo desta tecnologia é permitir que o usuário possa controlar sua TV a partir do comandos de voz para dar play em um determinado vídeo no YouTube, procurar um determinado álbum de fotos do Google, verificar as instruções no Google Maps e muito mais. 

Ao que tudo indica a tecnologia OLED continuará sendo a principal aposta de fabricantes. Marcas como LG, Panasonic e Sony, demonstraram que esta será a tecnologia escolhida para os seus próximos dispositivos high-end.

ces-2018-2

Por sua vez, a Samsung seguiu sua própria rota, mantendo seus esforços no desenvolvimento da tecnologia QLED e também anunciando uma nova chamada.

MicroLED. Um protótipo chamado “The Wall” foi mostrado pela empresa, e consistia em uma enorme tela modular de 146 polegadas, onde era possível ainda agrupar diversas outras TVs. Com isso, a Samsung busca juntar o melhor do LCD e do OLED, prometendo melhor eficiência energética, contraste e brilho, e prologando a vida útil do aparelho.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.