Notícia

Discos que tocam no aparelho de Blu-Ray

Além de CD, DVD e Blu-Ray, os aparelhos leem diferentes mídias. Ao comprar o seu, veja se é compatível com os discos que você costuma usar.

03 agosto 2010


Os aparelhos de Blu-Ray vieram revolucionar a qualidade de imagem e som. Conectado a uma TV de LCD, plasma ou LED, eles permitem que você tenha, praticamente, um cinema em sua sala para assistir a filmes e shows. Essa “mágica” acontece porque o disco Blu-Ray, embora tenha o mesmo tamanho de um CD ou DVD, possui uma capacidade de armazenamento de dados muito maior. Por exemplo, um DVD armazena apenas 4,7 Gb, enquanto esse valor sobe para 25 Gb no disco Blu-Ray – tamanho suficiente para comportar os arquivos maiores, que geram a melhor qualidade de imagem e som.

Ou seja, sem o Blu-Ray, seria impossível compactar um filme em HD e Full HD. Somente alguns vídeos nessa qualidade podem ser gravados em DVD devido ao espaço limitado... E uma dica ao comprar um filme ou show em disco Blu-Ray é procurar, na parte de trás da caixa, a informação se ele é Full HD ou somente HD. Isso é uma garantia a mais para a exibição com maior qualidade.

Outra vantagem dos aparelhos de Blu-Ray é que eles reproduzem uma quantidade grande de diferentes mídias, além do próprio disco Blu-Ray: CDs, DVDs (que, na função upscale, têm um aumento da qualidade), DVD-RW, CD JPEG, CD MP3, MPEG-2, BD LIVE... Uma infinidade!

Só que nem todos os aparelhos disponíveis no mercado possuem as mesmas compatibilidades. O Blu-Ray player da Philips, por exemplo, é o que possuiu maior compatibilidade com diferentes discos (aceita 19 tipos). Samsung e Sony podem reproduzir apenas 13 tipos de disco, o que representa uma grande diferença em relação ao Philips. Porém, todos eles reproduzem as mídias mais comuns: Blu-Ray, DVD-Vídeo e CD.

E, em relação aos codecs (tipos de compactação de vídeo), todos eles reproduzem a mesma quantidade, que são, praticamente, os tipos de codecs mais comuns. Mas somente Philips e Samsung reproduzem DivX, que é o codec mais usado na compactação de vídeos baixados na Internet – talvez os que você mais use. Assim, para ajudar na escolha de seu aparelho de acordo com suas necessidades, veja nos quadros as mídias compatíveis com cada modelo que testamos.


Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.