Uma pesquisa feita com 825 donos de e-readers de cinco países (Brasil, Portugal, Bélgica, Itália e Espanha) mostra que o modelo pioneiro desses leitores digitais de livros, o Kindle, da Amazon, continua dominando o mercado em termos de satisfação do usuário.
A terceira geração do dispositivo lançado inicialmente nos Estados Unidos em 2007, o Kindle 3, obteve 88 pontos em critérios como legibilidade do texto, funcionamento técnico, versatilidade com outros arquivos de e-books, visibilidade da tela e solidez, ficando à frente de versões mais antigas do mesmo modelo.
Já no Brasil o e-reader mais comprado é o Positivo Alfa, da Positivo Informática, que ficou com 78 pontos, à frente do Kindle 2. Mas em pontuação, na satisfação geral do usuário, ele ocupa o segundo bloco, abaixo desses concorrentes mais famosos, principalmente nas notas relacionadas aos quesitos legibilidade, versatilidade e satisfação geral (veja a tabela abaixo).
Satisfação por modelo
Modelo |
Legibilidade do texto |
Funcionamento correto |
Versatilidade na leitura de arquivos de e-Books diferentes |
Visibilidade da tela |
Solidez |
SATISFAÇÃO GERAL |
Amazon Kindle 3 |
97 |
96 |
62 |
96 |
83 |
88 |
Amazon Kindle 2 |
94 |
94 |
65 |
93 |
83 |
88
|
Amazon Kindle |
91 |
91 |
66 |
90 |
81 |
86 |
Sony Reader Touch Edition |
86 |
86 |
80 |
88 |
77 |
84 |
PocketBook 603 |
83 |
82 |
80 |
85 |
82 |
83 |
Amazon Kindle DX |
93 |
91 |
60 |
92 |
76 |
82 |
Sony Reader Pocket Edition |
87 |
84 |
76 |
84 |
79 |
81 |
Sony Reader |
82 |
75 |
74 |
82 |
76 |
80 |
Bq Cervantes |
86 |
79 |
81 |
83 |
62 |
79 |
Bookeen CyBook Opus |
81 |
77 |
65 |
85 |
79 |
79 |
Positivo Alfa |
76 |
79 |
63 |
83 |
79 |
78 |
Facthor-Grammata Papyre |
81 |
75 |
78 |
81 |
72 |
77 |
Asus eReader |
74 |
76 |
66 |
78 |
61 |
73 |
iPapyrus 6 |
75 |
72 |
64 |
73 |
61 |
73
|
O país também difere dos outros ouvidos na pesquisa no que se refere aos hábitos de compra, já que a grande maioria desses aparelhos aqui é comprada com o
objetivo de presentear alguém, e não para uso próprio.
Esse dado, entretanto, não diminui a significância do mercado nacional, que desde o lançamento do primeiro e-reader, em 2009, vê o número desses dispositivos crescer rapidamente a cada ano. E a tendência é só aumentar, tornando-se um dos grandes mercados de e-readers e ebooks do mundo.
O usuário brasileiro gasta aproximadamente R$ 485 por aparelho, adquirido principalmente pela Internet, e R$ 49 na média dos 21 ebooks que ele costuma comprar a cada três meses.
Nesse segmento de compra de ebooks, assim como com seu Kindle, o site Amazon.com continua muito à frente de qualquer concorrente.