Notícia

Google Buzz: cuidado com a privacidade

Ferramenta se integra ao Gmail e outras redes sociais, mas seus posts ficam abertos para qualquer um ler.

01 abril 2010


Pode ser uma ferramenta interessante para você, mas é necessário tomar cuidado com questões de privacidade. Essas são as da PROTESTE ao avaliar o Buzz, nova rede social integrada pelo Google ao serviço de e-mails Gmail.

O Google Buzz é uma mistura de Facebook e Twitter. Nele, você pode postar uma mensagem curta, um vídeo, uma imagem ou outro qualquer conteúdo e esse “buzz” poderá ser visualizado por qualquer um.

Você segue qualquer um e vice-versa

Como no Twitter, pode seguir alguém sem pedir sua autorização: basta descobri-lo, por exemplo, através de uma mensagem de um amigo comum. Clique sobre o seu nome e depois em “”Seguir Nome”. Se, por algum motivo, não gostar de algum dos seus seguidores, pode bloqueá-lo.

Todos os posts são públicos por definição. Ou seja, qualquer um que fizer uma pesquisa Buzz (na página principal da ferramenta, é uma das principais apostas da Google), pode encontrar as suas mensagens. Por isso, pense duas vezes antes de publicar algo na rede.

Integrado a outras redes sociais

O Buzz pode se conectar a outros sites que o torna um pouco interessante. Por ele é capaz se conectar ao Picassa, Flickr, Blog e Youtube.

Quando o usuário posta algo no Twitter, por exemplo, a sua mensagem é automaticamente importada e postada no Buzz, assim todo mundo segue o usuário no Buzz recebe a mensagem postada no Twitter. Porém o inverso não é possível e também não há como ver no Buzz os twits das pessoas que você segue no Twitter.

A opinião do técnico

Carlos Eduardo Vieira, nosso analista técnico de high tech, afirma: “o Google Buzz é uma boa ferramenta com algumas vantagens em cima do Facebook. Mas é preciso mais do que isso, como melhorar as questões de privacidade, para fazer com que as pessoas o adotem”.


Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.