Notícia

Home Speaker - saiba tudo sobre a novidade que chegará ao Brasil em breve

Já pensou ter um gadget que entende e obedece todos os seus pedidos? As caixas de som inteligentes estão chegando no pedaço

07 agosto 2018

Você já ouviu falar em caixa de som inteligente? Trata-se de uma caixa de som com um assistente pessoal integrado.

Com ela, você pode fazer diversos pedidos – como se estivesse conversando com alguém –, os quais serão atendidos pelos aparelhos de sua casa que são conectados à Internet.

Por exemplo: "Coloque o alarme para 7 horas", "Chame o Uber" e "Toque uma música dos Beatles". E pode, ainda, fazer perguntas: "Qual a temperatura hoje?". 

Gostou? Está louco para ter um aparelho desses? Muita calma nessa hora... As caixas de som inteligentes ainda não estão à venda no Brasil, embora devam chegar por aqui em questão de meses.

Mas tem gente que, ao ir ao exterior, já está trazendo a novidade para casa. Para saber, então, se vale a pena ter essa inovação tecnológica, compramos e testamos os principais produtos para verificar a sua usabilidade e instalação. 

Amazon domina o mercado 

A primeira caixa de som inteligente a surgir nos Estados Unidos e na Europa foi o da Amazon, e se manteve como o único por algum tempo.

Agora, há competidores de peso, como o Google Home e o Apple Homepod. Mas a Amazon continua dominando o mercado, com cinco modelos.

O mais simples é o Amazon Echo Dot (US$ 49,99) e há até um com tela, o Echo Show (US$ 199,99). O assistente pessoal da Amazon se chama Alexa.

O Google tem três modelos: Home Mini, Home e Home Max. E o assistente é chamado de Google Assistant. Já a Apple possui somento o Homepod, com a já famosa Siri.

Comandos facilitam sua vida

A lista do que você pode perguntar a uma caixa de som inteligente é imensa. E também pode usar apps para pedir um Uber ou tocar uma música.

O Google Assistant se destacou dando as respostas mais completas.

Veja alguns exemplos:

• Quem foi o primeiro presidente do Brasil? 
• Quanto é 3 vezes 98?
• Coloque o despertador para amanhã às 7 horas.
• Que horas são na Bélgica?  
• Toque a música Beleza Rara, de Ivete Sangalo, no Spotify. (Precisa do app Spotify.)
• Apague a luz do quarto. (Precisa da lâmpada Philips Hue.) 
• Abra o vídeo Rise, da Katty Perry, na TV. (Precisa do Chromecast.)
• Coloque cenoura na lista de compras.

Instalar é fácil, configurar é complicado

Em nossa análise, vimos que a instalação dos produtos é fácil. Basta conectar o aparelho na tomada e ligar.

A configuração é  mais complicada, já que no Brasil não temos a compatibilidade do serviço.

Se você pretende comprar essa caixa de som no exterior para usar aqui, terá que dar os comandos em inglês e, em alguns casos, seu próprio celular deverá usar essa língua para ficar compatível.

Em relação à loja de aplicativos, também pode ser necessário ter uma conta no exterior, porque alguns apps, como os da Amazon, não estão disponíveis na loja brasileira.

Além disso, o app Google Home não funciona com o Spotify e Chromecast, caso esteja na região errada.

Vale lembrar também que os aplicativos parceiros, como iFood e Uber, não estão preparados para funcionar aqui no Brasil.

Somente apps que não oferecem serviços estão disponíveis em nosso país.

Entre os modelos testados, o assistente pessoal que menos se destacou foi a Siri, que parece não entender bem os comandos.

Na maioria das vezes, não aceita perguntas formuladas de forma diferente, como Alexa e Google Assistant conseguem fazer. 

Assim, segundo nossas análises, ainda não vale a pena trazer esse produto ao Brasil.

Melhor esperar que chegue aqui já com os serviços funcionando.

Além disso, vai dar muito trabalho deixar o celular em outra língua e usar o app de compra de aplicativos também em inglês, pagando em dólar.

E mais: não há garantia de que o serviço funcionará aqui.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.