Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Relógios precisos, mas ainda caros
Existem boas opções de acessórios para corrida com bom desempenho, mas o preço ainda é um pouco alto.
12 março 2013 |

A prática da corrida ganha cada vez mais adeptos e a boa notícia é que há cada vez mais acessórios para ajudar a orientar e realizar essa atividade. Um dos mais importantes são os relógios para corrida. Testamos, então, os principais modelos encontrados no país para indicar aos corredores amadores o aparelho mais adequado.

Após os testes vimos que os resultados são positivos. Dos sete modelos verificados, todos têm GPS (embora dois o tragam separado), medidor de frequência cardíaca (em três, ele é vendido avulsamente) e de calorias. De uma forma geral, boas avaliações em aspectos como facilidade de uso, portabilidade e utilização durante a corrida.

Na análise dos principais aspectos dos relógios, vimos que os GPS de todos eles são rápidos e precisos, com os dois da Polar demorando poucos segundos para detectar a localização. São justamente os únicos aparelhos cujo GPS vem separado. É preciso colocá-lo em uma faixa para prender ao braço, embora isso não traga qualquer empecilho ou prejudique seu desempenho.

Esses relógios devem focar mais na facilidade de uso e nas funções básicas do que em sua sofisticação. Nesse aspecto, o Garmin Forerunner 910XT oferece um uso muito intuitivo e, juntamente com o Motorola ACTV, destaca-se durante a corrida, em que avaliamos importantes critérios como visibilidade da tela e facilidade de atingir os objetivos. Tirando os modelos 110 e 410, da Garmin, e o Nike+ Sport Watch, medianos, os outros aparelhos também obtiveram resultados positivos.

A Nike, aliás, sempre pioneira em produtos esportivos, desaponta ao ser o pior relógio avaliado no teste. É o modelo mais desconfortável para usar no pulso, o único que não permite compartilhar o aparelho para que outro atleta obtenha seus resultados e recebeu um resultado fraco em outro dos aspectos mais essenciais ao corredor: o preparo do treino, ou seja, criar um exercício específico, por velocidade ou distância, por exemplo. Neste quesito destacam-se novamente os aparelhos Garmin Forerunner 910XT e Motorola ACTV.

Todos os modelos de relógios permitem a conexão de um monitor cardíaco para medir o pulso durante a corrida, sendo que em alguns ele é vendido em conjunto com o relógio e, em outros, vem à parte.


Leia também

alimentação
azeite-proibido
Bandeja de carne

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.