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Seguro de eletrônicos pode valer a pena
Confira a análise da PROTESTE sobre a ofertas de seguradoras para proteção de equipamentos eletrônicos e descubra se vale a pena a contratação deste tipo de serviço.
03 fevereiro 2016 |

A PROTESTE analisou as ofertas de duas seguradoras (Porto Seguro e Bradesco) para proteção de equipamentos eletrônicos, e constatou que vale a pena a contratação. O custo da Porto Seguro sai mais em conta, mas como a Bradesco já oferece a cobertura contra furto e roubo no plano básico,  acaba sendo a mais indicada.

Em geral, as seguradoras aceitam cobrir aparelhos como smartphonestablets, notebooks, câmeras e filmadoras. Para saber qual modalidade contratar depende de quanto está disposto a gastar. O custo varia de acordo com o valor da nota fiscal do aparelho e as coberturas.

O plano básico da Porto Seguro abrange prejuízos de quebra, queda, amassados e arranhadura, provocados por incêndio, raio, explosão e colisão de veículos, por exemplo. Já a Bradesco garante a indenização por roubo e furto nessa cobertura básica, além de cobrir outros danos materiais.

A Porto Seguro disponibiliza a proteção contra furto e roubo e danos elétricos como coberturas adicionais, assim como a garantia internacional, que dá direito à extensão do seguro fora do Brasil. Por outro lado, a Bradesco oferece como plano de maior abrangência apenas o que cobre riscos de danos elétricos.

São essenciais no seguro de eletrônicos as coberturas de danos materiais (incêndio, raio, explosão e acidentes de causas externas) e roubo e furto, como também prejuízos elétricos. Quem opta em contratar o seguro para o  aparelho de celular em operadoras de telefonia móvel,  tem disponibilidade de algumas dessas coberturas. No entanto,  é preciso prestar atenção no valor da franquia nessas lojas, porque é fixo em 25% sobre o preço do aparelho. 

A PROTESTE recomenda ficar atento às condições da apólice para evitar surpresas desagradáveis, caso precise acionar o seguro. É o caso da carência por exemplo. Antes de assinar o contrato, observe também a abrangência geográfica e os riscos excluídos, cuja lista costuma ser grande.

Entre os itens que não são cobertos estão defeito de fabricação, corrosão e ferrugem. A seguradora pode ainda se recusar a proteger o seu equipamento. Ela tem prazo de 15 dias para dar a resposta negativa e informar o motivo por escrito. Porém,  passado esse período sem  manifestação, a sua apólice foi aprovada.

Em caso de sinistro, você precisa telefonar para a central de atendimento da seguradora. Feito isso, envie a documentação solicitada (nota fiscal e boletim de ocorrência, por exemplo) à empresa. Aprovada a indenização, você deve pagar a franquia para receber o valor em até 30 dias após o pedido.

Para a contratação do seguro para produtos novos, basta apresentar a nota fiscal em até 72 horas após a emissão. Em outros casos, a cobertura pode ser solicitada por meio de uma vistoria do prestador de serviço credenciado pela seguradora e sem qualquer despesa adicional. 

Todos os eletrônicos são garantidos por seguradoras, mesmo que sejam disponibilizados em lojas físicas ou on-line de redes de eletrodomésticos, por exemplo, no momento da compra do equipamento. Hoje, a Porto Seguro e a Bradesco Seguros oferecem o serviço diretamente em seus próprios sites.

Confira quanto custa contratar alguns seguros


 

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