Vídeo: PROTESTE Games compara FIFA 15 e PES 2015
Confira a nossa avaliação sobre os jogos de futebol mais apreciados pelos brasileiros, e qual deles vale mais a pena em cada perfil.
Nesta batalha, avaliamos cincos quesitos: licenciamento, gráficos, som, narração e jogabilidade. Em relação aos gráficos, o PES 2015 leva de lavada na fidelidade nos rostos, com cópias idênticas, e nos gramados são perfeitos (os campos, aliás, vão se degastando ao longo das partidas, acumulando marcas de carrinhos, divididas e corridas). Porém, perdem nos detalhes das camisas, que no FIFA 15 é melhor.
Quanto ao licenciamento, levamos em consideração Clubes, ligas, estádio, bolas e chuteiras. Apesar do PES 2015 ter a libertadores, a Liga dos Campeões e mais 21 clubes brasileiros, o FIFA 15 possui mais licenças (são mais de 20 ligas, 200 times, diversos estádios e bolas para serem jogados; por isso, ganha neste quesito).
Na parte sonora, considerando os hinos da torcida e a integração com a partida, o PES 2015 leva vantagem, pois parece que estamos em uma partida real – uma parte bacana é os cantos da torcida brasileira.
Na narração, ambas as duplas estão ótimas, porem temos uma pequena vantagem para Thiago Leifert e Caio Ribeiro (em algumas jogadas de perigo, os assuntos são interrompidos e retomam na jogada seguinte).
Confira o review completo do jogo e a análise do especialista em games Daniel “Dab” Barros:
FIFA 15:
Pontos fortes:
- Jogabilidade melhorada;
- Evolução dos goleiros;
- Gráficos mais realistas.
Pontos fracos:
- Ausência de clubes nacionais;
- Falta de inovações nos modos de jogos.
Resultados:
- Gráficos: 10
- Jogabilidade: 10
- Diversão: 9,5
- Som: 10
(Média: 9,9)
PES 2015:
Pontos Fortes:
- Jogabilidade melhorada;
- Possui clubes Brasileiros;
- Gráficos mais realista.
Pontos Fracos:
- Goleiros ainda problemáticos;
- Falta de inovações nos modos de jogos.
Resultados:
- Grafico: 10
- Jogabilidade: 8,5
- Diversão: 9
- Som: 10
(Média: 9,4)
A jogabilidade o PES 2015 evoluiu bastante em relação à versão 2014; porém, se consideramos o jogo todo e que o FIFA já vem nesta evolução há bastante tempo, os goleiros do PES deixam a desejar e o FIFA sai vencedor. Nossa avaliação final é que ambos os jogos são ótimos, mas o FIFA 15 consegue se manter no topo. Se você gosta de jogar com clubes brasileiros, compre o PES 2015; mas se quer um jogo mais completo, a escolha certa é o FIFA 15.
O FIFA 15 está disponível para as plataformas Xbox One, Xbox 360, PCs, PlayStation 3 e PlayStation 4. Já o PES 2015 está disponível para as plataformas Xbox One, Xbox 360, PCs, PlayStation 3 e PlayStation 4. Ambos custam, em média, R$ 199.