Server Error
Notícia

Como funcionam os telefones sem fio

Nova tecnologia DECT opera em uma frequência exclusiva e ajuda a diminuir interferências.

26 julho 2012

Os telefones sem fio funcionam por através de ondas de rádios, que podem trabalhar em diversas frequências. E é aí que está o segredo desse tipo de telefone, porque a frequência influencia diretamente no alcance do sinal, na qualidade do som e na segurança.

A frequência mais comum é a de 900 MHz, e está presente nos aparelhos mais baratos, mas seu alcance é baixo, ou seja, é necessário falar perto da base. As frequências que vão de 2,4 MHz até 5,8 MHz possuem maior alcance e a qualidade do som é melhor. Entretanto, a frequência de 2,4 MHz, principalmente, é usada por roteadores Wi-Fi e micro-ondas, gerando muita interferência e ruídos na ligação. É aí que entra a tecnologia DECT, a mais nova para os telefones sem fio – e que integra todos os modelos que testamos.

A tecnologia DECT funciona na frequência de 1,9 MHz, que não é usada por mais nenhum equipamento sem fio. Ela também é digital, ou seja, a qualidade do sinal e do som é muito superior às demais analógicas.

Essa tecnologia amplia as opções do telefone e permite que ele armazene agendas telefônicas, bloqueie automaticamente ligações, controlar as preferencias de toque etc.

O DECT também permite a instalação de ramais e outras bases secundárias. Ótimo para casas com mais de um andar ou muito grandes.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.