Guia de Compras

Dicas para comprar uma nova TV

09 março 2018
comparacao-de-tvs-de-alta-definicao

09 março 2018
Escolher uma televisão não é tarefa tão simples, diante de tantas opções e funções disponíveis. Por isso, preparamos este guia, que vai te ajudar a definir um bom modelo. 

 

Tamanho - O primeiro passo é escolher o tamanho do aparelho. Muitas vezes, o tamanho que você deseja pode não ser exatamente o que você precisa. Além de gastar mais dinheiro, comprar uma TV maior do que o necessário pode acarretar problemas de instalação e também na apreciação das imagens. Lembre-se: quanto maior a tela, maior deve ser a distância entre a TV e o espectador. Caso contrário, a experiência não será positiva. Os modelos de 42 polegadas ou mais são aconselháveis para salas de estar. Já os menores, de 32 polegadas, são recomendados para quartos, ambientes, geralmente, menores.  

 

pimtv09

 

Conexões - Quase todas possuem entradas HDMI, USB para pen drives ou HD externos. Há também a opção de comprar um media center (Apple TV ou Chromecast), que praticamente tornam sua TV uma Smart TV. Outra alternativa para ter uma Smart TV é comprar um Home Theater ou um aparelho Blu-ray, que pode vir com os mesmos aplicativos de uma Smart TV.

pimtv04

 

Configurações - Há também o apelo de configurações preestabelecidas pelos fabricantes como chamariz comercial. O maior exemplo disso é a “função futebol”. Ela é nada mais do que uma equalização de som e ajustes de cores, que melhora a sua experiência de assistir a um jogo de futebol. Esse tipo de ajuste já existe há muitos anos e está disponível em quase todas as TVs. São aquelas funções chamadas “Filme”, “Voz”, “Esporte” e etc.

 

pimtv08

 

Tecnologia Smart TV - As TVs estão cada vez mais próximas de computadores. Uma Smart TV pode acessar a Internet e utilizar muitos aplicativos como YouTube, Skype, Globo Play, Netflix, entre outros. Além do mais, algumas possuem Miracast, que permite transmitir conteúdo do seu celular ou tablet diretamente para a tela. Os modelos com essa tecnologia são mais novos e podem ser mais caros. Os principais lançamentos e TVs com telas maiores de 42 polegadas, dificilmente, não são Smart TVs. Portanto, o interessante é dar uma conferida no sistema operacional delas, que pode ser Tizen, Android TV ou WebOs (dependendo do fabricante). 

pimtv03

Manual de instruções das Smart TVs - Nestes modelos, você pode acessar o manual de instruções diretamente pela tela da TV. Alguns modelos como os da marca Sony possuem um botão no controle remoto chamado i-MANUAL, no qual é possível obter todas as informações sobre as funções de seu aparelho. Já para as TVs Samsung, o manual de instruções encontra-se na função Menu > Suporte > e-Manual. As marcas LG e Philips não oferecem manual interativo. Neste caso, é necessário baixar no site do fabricante. 

 

pimtv07

 

Tecnologia 4K - As TVs 4K são as top de linha. Sua resolução é ainda maior quando comparada com uma Full HD e seu preço caiu bastante, já que esse tipo não é mais novidade no mercado. TVs com essa tecnologia requerem uma Internet de alta capacidade para funcionar corretamente. Não é interessante comprar uma 4K com tela pequena, porque as diferenças de qualidade não são perceptíveis. Para investir em uma, o recomendável é que seja um aparelho de, no mínimo, 50 polegadas. Se comprar uma menor, terá em casa um produto mais caro do que uma Full HD e que lhe não terá resultados tão superiores.

tv01

Tecnologia das telas - O tipo de tela influencia muito no preço. Os modelos QLED, por exemplo, ainda são muito caros. Contudo, se você tem condições de investir em um desses, vai adquirir um produto fino e com ótimo contraste e brilho. Há também as tecnologias IPS e HDR, que melhoram ainda mais a qualidade de imagem. Elas estão presentes nos aparelhos mais novos e geralmente nos mais caros.

 

pimtv06

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo