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PROTESTE explica como melhorar a conexão Wi-Fi e escolher o plano certo

Veja quais medidas simples ajudam a melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa antes de contratar o plano de internet fixa

 

25 maio 2020

Fique atento às regras e à instalação da internet

Antes de instalar, solicite à operadora algumas informações importantes: principais características do serviço; regras de reajustes; período promocional; custo mensal; prazo de fidelização; velocidade mínima e máxima da conexão; taxa de adesão; entre outras.

Instruções da Anatel 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem um conjunto de regras para protegê-lo. Por exemplo: cliente antigo tem direito às promoções; velocidade mínima garantida; internet banda larga ilimitada; cancelamento on-line; suspensão por, no mínimo, 30 dias e, no máximo, 120 dias uma vez ao ano; e fidelidade máxima de 12 meses.

Melhorias para o sinal do Wi-Fi

Dê preferência pela área central da casa para instalar o roteador ou modem; adicione um repetidor de sinal, verificando o local em que o Wi-Fi está estável e com uma boa conexão para a instalação; mude o canal da conexão (hoje, há aplicativos que indicam o melhor); e reinicie o roteador para evitar erros e travamento da conexão. 

Combos são práticos e econômicos

Se você possui outros serviços contratados (TV por assinatura, telefonia móvel ou fixa, por exemplo) de operadoras diferentes, vale pesquisar opções de combos (pacotes de serviços com cobrança em conta única). 

"Além de praticidade, eles trazem mais economia, em geral, na contratação de múltiplos serviços de telecomunicações", afirma Daniel Barros, especialista PROTESTE, responsável pelo estudo de preço completo na Revista PROTESTE.

Na hora de escolher a operadora, consulte a pesquisa de satisfação geral da Agência Nacional de Telecomunicações, do ano de 2019, que contou com consumidores de empresas com pelo menos 10 mil acessos ativos. Os itens avaliados, com notas de zero a dez, foram: satisfação geral, oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, atendimento telefônico, capacidade de resolução e reparo e instalação.

A pesquisa da Anatel também apontou que o serviço de banda larga tem a menor nota de avaliação geral de satisfação em comparação aos outros prestados pelas empresas de telecomunicações. Para não ter dor de cabeça, preste atenção em pontos importantes na hora de fechar o contrato.

"É possível também conseguir bons descontos, caso o concorrente tenha um preço mais atraente", avisa o especialista.


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