Server Error
Notícia

Evento discutirá Sustentabilidade e Superendividamento

Encontro virtual acontecerá no “Dia Internacional do Consumidor”

09 março 2021

Evento virtual da PROTESTE discutirá sustentabilidade e superendividamento

Na próxima segunda-feira, 15, a PROTESTE, em celebração ao “Dia Internacional do Consumidor”, realizará um evento on-line para falar sobre alguns temas importantes para o consumo nos dias de hoje. O evento “A Nova Realidade do Consumo” abordará temas como “Mercado e Sustentabilidade”, focando em embalagens sustentáveis e no consumo consciente. Inscreva-se gratuitamente no link aqui.

O evento discutirá questões sobre embalagens sustentáveis e os avanços da indústria no mundo, com especialistas da PROTESTE e participação especial da Marcia Xavier, Presidente da Cooperativa Bandeirantes, que dará dicas para os consumidores que querem reciclar seu lixo. Também contará com a apresentação de um case de sucesso no descarte de embalagens, abordando a possibilidades para o mercado diante da pauta de sustentabilidade e do perfil do novo consumidor. 

Temas que serão debatidos

Além disso, o evento também abordará o tema do “Mês do Consumidor” da PROTESTE: o “Superendividamento”. Um tema importante e recorrente na vida do consumidor brasileiro que, com o agravante da pandemia, tem se endividado cada vez mais.  O painel “A pandemia e o aumento do superendividamento” abordará dificuldades financeiras oriundas da quarentena e os impactos no bolso do consumidor, com apresentação dos resultados de pesquisa da PROTESTE. Contará com a participação da Coordenadora do Procon Carioca, Dra. Renata Ruback, o Diretor de Relações Institucionais e Mídia da Proteste, Henrique Lian, e a especialista Proteste, Bianca Caetano. 

No painel “O CDC e as alternativas para conter as dívidas”, a especialista da PROTESTE, Juliana Moya, e o Dr. Eduardo Biondi, Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor OAB-RJ, vão discutir como proteger o consumidor da concessão de crédito desmedida pelas instituições financeiras, atrelada ao estímulo à aquisição de produtos e serviços, tendo como principal ferramenta a publicidade abusiva e enganosa. E como está o andamento do Projeto de Lei n° 3515/2015, que traz alterações ao CDC que estabeleceriam medidas eficazes de prevenção e tratamento ao superendividamento.

Informações sobre o evento

O evento acontecerá virtualmente no dia 15 de Março (Dia do Consumidor), das 10hs às 17h30. Confira a programação completa:

Evento: A Nova Realidade do Consumo

Manhã: Mercado e Sustentabilidade

10h às 11h  Painel 1 – Embalagens sustentáveis: os avanços da indústria no mundo 

11h às 12h30 Painel 2 – Possibilidades e bons exemplos no desenvolvimento e descarte de embalagens 

Tarde: Consciência com os gastos: o perigo do superendividamento

15h às 16h Painel 3 – A pandemia e o aumento do superendividamento - com a especialista Proteste Bianca Caetano, a Coordenadora do Procon Carioca, Renata Ruback e o diretor de Relações Institucionais e Mídia da Proteste, Henrique Lian  - clique aqui para participar

16h às 17h30  Painel 4 – O CDC e as alternativas para conter as dívidas - com a especialista Proteste Juliana Moya e Eduardo Biondi, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor OAB-RJ - clique aqui para participar

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.