Notícia

Juros altos dos cartões de crédito: veja dicas para evitar dívidas

Diretor de relações institucionais da PROTESTE mostra resultado de pesquisa sobre o tema e fala dos cuidados com os encargos

02 março 2021
Parcelamento-cartão-primeiro

Juros altos dos cartões de crédito: confira as dicas para evitar situações abusivas

Pesquisa realiza pela PROTESTE com 87 cartões de crédito identificou variação entre os encargos de 143% até 875% anualmente, representando um alto índice de juros. Em participação no Jornal Jovem Pan no sábado (27) o diretor de relações institucionais da PROTESTE, Henrique Lian, explicou que é necessário ter bom senso e atenção para utilizar essa ferramenta de compra, pois a situação pode se voltar ao consumidor negativamente. 

"A taxa de juros, baseada na Selic, é normalmente o que as instituições divulgam para atrair o consumidor. Mas também existem taxas de contratação, administração, o IOF e os seguros. Tudo isso junto forma o encargo de um cartão de crédito", orientou Lian.

No jornal o diretor ainda citou as principais dicas de como se prevenir:

- Atenção aos encargos de bancos digitais, tais instituições na pesquisa não são responsáveis pelos menores taxas de juros apenas, visto que na pesquisa, tiveram os menores e maiores encargos juntamente.

- Entenda o encargo de juros do seu cartão: a taxa que é apresentada de acordo com a SELIC é divulgada para chamar a atenção do cliente, mas valores de contratação, administração, o IOF e seguros também devem ser incluídos. 

- O limite mensal do cartão de crédito não pode ser visto pelo consumidor como extensão do salário. Isso gera despesas na qual o consumidor nem sempre pode efetuar o pagamento.

Lian também destacou como o cartão deve ser utilizado em casos de emergência, com o uso do crédito rotativo, parcelamento e saque.

"Nesse caso, o cliente deve procurar quitar suas dívidas o mais rápido possível, sendo até necessário solicitar uma dívida em outra instituição financeira com encargos menores", disse.

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.