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Especialista da PROTESTE comenta ocorrência de reclamações em atendimentos

Bianca Caetano dialogou sobre a ausência de um suporte satisfatório das empresas em meio às reclamações dos consumidores

20 abril 2021
Atendimento ao consumidor

Produtos e serviços com o destino errado, defeituosos, fora do prazo, cobranças indevidas e não cumprimento das ofertas. Ao lidar com esses tipos de dores de cabeça em suas rotinas, os consumidores buscam o contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), visto que o atendimento em empresas é insatisfatório. Para compreender melhor sobre essa temática, a especialista em direito do consumidor da PROTESTE, Bianca Caetano, comentou ao Extra sobre as situações de impasses entre as empresas, mediadores e os clientes.

O que dizem nossos especialistas

Segundo Caetano, as empresas são prejudicadas quando não levam em consideração o atendimento eficiente aos transtornos vindos dos seus produtos e serviços. Com isso, ocorre perda monetária e de tempo, porque os casos são levados à justiça. Ela aconselha que, inicialmente, o consumidor, ao se sentir lesado, procure ações extrajudiciais, onde a PROTESTE e o PROCON são organizações que podem agir como mediadoras.

Caetano também falou sobre como o atendimento para o SAC nesses momentos se torna uma opção angustiante ao consumidor. Ela incentiva um atendimento voltado à compreensão: “É preciso mais empatia dos dois lados. A empresa precisa entender que o cliente está com um problema e busca no contato uma solução efetiva, e o consumidor também tem que dar oportunidade para que empresa resolva, e um prazo razoável” acrescentou Caetano.

Para a especialista, a procura a associações de apoio aos consumidores é uma opção vantajosa e ideal aos consumidores. Tendo em vista que, o processo em si é acelerado. Ao invés de esperar a deliberação do juiz, o consumidor recebe sua indenização em 24 horas. Isso faz com que a fila de casos no Judiciário diminua, assim como as ações contra a empresa.

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