Notícia

PROTESTE testa óleos de abacate e notifica ao PROCON-RS fraude em lote de uma das marcas

Em análise, o lote 80094-7 da marca de óleo de abacate Pazze não atendeu às características do produto

09 fevereiro 2023

Em teste inédito, realizado pelo Centro de Competência em Alimentação e Saúde (CCAS) da PROTESTE foram analisadas cinco marcas de óleo de abacate – Duom, Hass, Paraíso Verde, Pazze e Purilev.  Há opções de ótima qualidade, mas, uma das marcas não obteve a qualificação necessária. Após testagens o produto produzido pela empresa Pazze foi eliminado do estudo por não apresentar características do óleo de abacate.

O que dizem nossos especialistas

A PROTESTE enviou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), à Secretaria Nacional do Consumidor e ao Ministério Público Federal, comunicado sobre os resultados da análise com as marcas de óleo de abacate, solicitando a retirada do lote do mercado da marca Pazze. O PROCON de Panambi-RS, em resposta ao teste da PROTESTE, encaminhou a notificação para a Pazze, exigindo a retirada imediata do produto do mercado.

Para Henrique Lian, Diretor de Relações Institucionais e Mídia da PROTESTE: “Essa é uma verdadeira vitória para os consumidores sobre empresas que acham que podem enganá-los com informações falsas, mas bem embaladas. Os consumidores merecem respeito e a PROTESTE continuará trabalhando para que seus direitos sejam assegurados.”

Nossos testes

De acordo com a legislação específica de óleos vegetais (IN nº 87, de 2021), o mesmo deve conter de 6% a 20% de ômega 6 e de 0,1% a 2% de ômega 3. Em relação ao ômega 9, espera-se encontrar entre 45,7% e 75%. O lote da marca Pazze apresentou 49,2% de ômega 6, 4,5% de ômega 3 e apenas 29% de ômega 9.

As análises em laboratório foram repetidas e, ainda assim, os resultados evidenciaram que a composição de ácidos graxos do lote da marca Pazze não é característica do óleo de abacate – um indicador de fraude do produto. Embora isso não represente um risco à saúde do consumidor, traz prejuízos, já que quem adquire o produto acredita que ele possua benefícios característicos de óleo de abacate e não de outro tipo de óleo.

Nutrientes que geram benefícios para a sua saúde

A vitamina E e as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas dos óleos de abacate foram analisadas. Conheça os benefícios desse trio:

Auxilia a absorção de vitaminas 
Como no caso das vitaminas solúveis em gorduras – as lipossolúveis (A, D, E e K). 

Melhora doenças inflamatórias 
Alguns exemplos são Crohn, Fibromialgia, Parkinson e Colite ulcerativa.

Reduz o colesterol ruim 
Diminui o LDL, principal responsável pelo entupimento das artérias, e aumenta o HDL (bom).

Equilibra os níveis de açúcar no sangue
Por isso, o abacate é indicado para diabéticos.

Previne o envelhecimento precoce
Fornece a regeneração das células da pele e a produção de colágeno e elastina. 

Fortalece o sistema imune
Aumentando a resistência a infecções e prevenção de doenças neurológicas.

Ajuda o tratamento de câncer 
Por apresentar gorduras e substâncias antioxidantes, e auxiliar a quimioterapia.

Diminui o estresse 
Influencia o humor, ajudando a controlar o estresse ao longo do tempo.

Óleo de Abacate é fonte equilibrada de ômegas

Os famosos ômegas vêm das gorduras boas, que estão presentes nos óleos vegetais e trazem benefícios à nossa saúde. Entre os principais, estão:

ÔMEGA 3 (ácido linolênico): anti-inflamatório, também traz benefícios para o cérebro e o coração, entre outros.

ÔMEGA 7 (ácido palmitoleico): atua na regulação do metabolismo, equilibra o colesterol e auxilia a redução dos níveis de açúcar no sangue, gerando mais energia, foco e concentração.

ÔMEGA 9 (ácido oleico): é o único produzido pelo nosso corpo, mas pode ser encontrado em vários alimentos.  É anti-inflamatório e ajuda a prevenir o câncer, as doenças do coração e o envelhecimento precoce das células.

Conheça a PROTESTE

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, busca melhorar as relações de consumo com dicas de economia, testes comparativos e informações sobre os direitos dos brasileiros.

Nossa missão é proporcionar a melhor experiência para o consumidor e nossos associados.

Além de contribuir socialmente por meio de ferramentas educativas. A Escola do Consumo é uma plataforma que promove cursos, diálogos, experiências com o intuito de tornar suas escolhas mais conscientes e assertivas.

Visite também os nossos blogs: Seu Direito, Minha Saúde e Conecta Já.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.