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Novos resultados do Latin NCAP: Zero estrela para o Sportage, novo Accent e Wingle 5

PROTESTE divulga resultados do Latin NCAP para Kia Sportage, Hyundai Accent e Great Wall Wingle 5

15 dezembro 2021 |

Novos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram divulgados hoje com resultados decepcionantes de zero estrela para o Kia Sportage, Hyundai Accent (novo modelo) e Great Wall Wingle 5.

O Kia Sportage, fabricado na Coreia do Sul, com dois airbags frontais e sem Controle Eletrônico de Estabilidade, ESC, padrão, ganhou zero estrela. O SUV atingiu 48,15% na Proteção do Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

Kia Sportage

O Sportage foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteção do ocupante adulto; no entanto, a falta de um airbag lateral padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção. A estrutura do habitáculo foi considerada estável e a área dos pés, instável. A Proteção do Ocupante Infantil foi pobre porque a Kia se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes. A Proteção para Pedestres variou de média a adequada, com proteção de marginal a boa na parte superior e inferior da perna e de boa a marginal na cabeça do pedestre. O veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita acima, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres. Dos Sistemas de Assistência à Segurança, obteve apenas pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR). O veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes. O Latin NCAP sugeriu que a Kia se oferecesse para avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou.

Hyundai Novo Accent

O Hyundai Novo Accent, fabricado na Índia e no México, com airbag frontal como equipamento padrão e sem Controle Eletrônico de Estabilidade, ESC, padrão, ganhou zero estrela. O sedã compacto atingiu 9,23% na Proteção do Ocupante Adulto, 12,68% na Proteção do Ocupante Infantil, 53,11% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

O Novo Accent foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo apresentou desempenho pobre no impacto frontal com o tórax vermelho para o acompanhante adulto que fez ganhar zero ponto neste teste, e uma proteção de impacto lateral marginal a boa para a proteção dos adultos. No teste de impacto lateral de poste obteve zero ponto, pois não pôde ser realizado porque o modelo não oferece proteção lateral de cabeça como equipamento padrão. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção marginal. A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas estáveis. A Proteção do Ocupantes Infantil foi pobre porque a Hyundai se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes. A Proteção Para pedestres em geral foi marginal a fraca para a cabeça, boa para a coxa e fraca a adequada para a perna inferior, o veículo não tem Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita anteriormente, mitigar ou eventualmente impedir o contato com pedestres. Dos Sistemas de Assistência à Segurança, obteve apenas pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR). O veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes. A versão com dois airbags frontais teria recebido a mesma classificação por estrelas pela não recomendação do SRI da marca, a falta de airbags laterais de cabeça padrão e a falta do ESC padrão. O Latin NCAP sugeriu à Hyundai avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou.

Great Wall Wingle 5

O Great Wall Wingle 5, feito na China, com dois airbags frontais como equipamento padrão e sem o Controle Eletrônico de Estabilidade ESC padrão, ganhou zero estrela. A popular picape atingiu 9,31% em Proteção de Ocupantes Adultos, 0,00% em Proteção de Ocupantes Infantis, 19,48% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 0,00% em Sistemas de Assistência à Segurança.

O Wingle 5 foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo apresentou baixo desempenho no impacto frontal com a cabeça, pescoço e tórax vermelhos para o motorista e tórax vermelho para o passageiro, mostrando uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida para ambos os ocupantes adultos, o que resultou em zero ponto neste teste. No impacto lateral obteve proteção adequada a boa para o adulto; porém, a estrutura teve uma alta intrusão durante a colisão. No teste de impacto lateral de poste obteve zero ponto, pois não pôde ser realizado porque o modelo não oferece proteção lateral de cabeça como equipamento padrão. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção pobre. A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis. A Proteção do Ocupante Infantil foi pobre e obteve zero ponto porque a GWM se recusou a recomendar os Sistemas de Retenção Infantil (SRIs) para os testes e, além disso, vem com um cinto de dois pontos padrão na posição central do banco traseiro. A proteção para pedestres em geral foi pobre a fraca para a cabeça, boa para a coxa e fraca a adequada para a perna inferior. O veículo não tem Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita anteriormente, mitigar ou eventualmente impedir o contato com pedestres. Dos Sistemas de Assistência à Segurança obteve zero ponto, uma vez que o veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes ou Aviso de Cinto de Segurança (SBR). O Latin NCAP sempre contata todos os fabricantes antes de realizar os testes, convidando-os a participar deles para os fabricantes se envolverem no processo. O Latin NCAP informou ao GWM sobre o teste do Wingle 5, mas o fabricante não respondeu nem tentou entrar em contato com o Latin NCAP.

A partir de 2020, todos os veículos avaliados são testados quanto à segurança passiva de pedestres, o que significa que a frente do veículo sofre impactos repetidos. Após cada teste, todas as partes frontais são substituídas por novas, o que implica a necessidade de um grande número de partes frontais de reposição. Ao contrário dos demais veículos avaliados pelo Latin NCAP na proteção de pedestres, o Latin NCAP levou mais de sete meses para obter todas as peças do Kia Sportage, que tinha sido planejado para publicar o resultado bem antes durante o ano. Dois motivos potenciais podem explicar este atraso incomum na obtenção das peças, uma possível com base na ação ativa do fabricante do veículo para atrasar os resultados, e a segunda que simplesmente o sistema de peças de reposição da Kia é ineficiente, lento e manteria o consumidor esperando meses por uma peça original. Ambos os cenários não são bons para os consumidores.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “É muito decepcionante que um grupo de fabricantes de veículos tão importantes como Hyundai-Kia ofereça um desempenho de segurança tão baixo para equipamentos de segurança padrão para consumidores latino-americanos. Os consumidores dos mercados de economias maduras obtêm deste mesmo fabricante segurança de ponta nos mesmos modelos e, muitas vezes, a preços mais baixos do que na América Latina. A partir de testes recentes de modelos Hyundai-Kia como o Picanto, HB20, Accent, Tucson e Sportage, parece que independente da faixa de preço, há certa visão do grupo para os consumidores latino-americanos. A vida de um latino-americano não parece ser tão valiosa e importante quanto a de um coreano, americano, japonês, europeu ou australiano. Nós merecemos os mesmos níveis básicos de segurança sem ter que pagar mais por eles. Apoiamos esta ação e pedimos ações urgentes para nivelar o padrão básico de segurança na América Latina para coincidir com as melhores práticas globais. O Wingle 5 é uma picape muito popular, usada principalmente para fins de trabalho e muito popular entre frotas. A GWM tem produtos de segurança básica de bom desempenho disponíveis na Austrália e no Reino Unido que devem ser o padrão de referência para a América Latina. O Latin NCAP acredita que as informações ao consumidor conhecidas como rotulagem de segurança do veículo podem ajudar a melhorar drástica e rapidamente o nível de segurança dos veículos como resultado de uma ação voluntária”.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse: “Estamos indignados com o fato de a Kia estar comercializando carros em nossa região com desempenho de segurança tão ruim em suas versões básicas. Após a avaliação do Rio Sedan e do Picanto, o resultado desastroso do Kia Sportage revela que a segurança básica aplicada aos modelos comercializados na América Latina é insuficiente para proteger adequadamente a população latino-americana. Esse recurso no equipamento de segurança parece ser uma decisão corporativa compartilhada pela Hyundai ao nos mostrar um resultado muito ruim com o Novo Accent. Graças ao programa Latin NCAP, é possível rastrear o desempenho geral de segurança dos veículos de uma marca. Resta saber se o péssimo resultado do Wingle 5 de 0 estrela é uma decisão corporativa aplicável a todos os seus modelos ou se eles decidiram apenas discriminar os consumidores latino-americanos com este modelo. Não é muito caro para as marcas melhorar a segurança; porém, pode custar a vida dos consumidores ou a perda de um ente querido. Exigimos carros mais seguros para nossa região, exigimos que Hyundai, Kia e GW forneçam a mesma segurança básica que em países com economias maduras sem ter que pagar mais por isso”.

Kia Sportage (dois airbags)

O Sportage foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres. No impacto frontal, o modelo apresentou comportamento estrutural estável e boa proteção. O teste de impacto lateral mostrou boa proteção. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção para o pescoço. O veículo não possui airbags de cortina padrão como em outros mercados. O carro oferece proteção dinâmica total para ambas as crianças, mas a decisão de não recomendar o sistema de retenção infantil (SRI) para os testes levou a pontuação dinâmica a zero. A proteção de pedestres em segurança passiva é adequada e não é compensada pela presença de AEB Usuários Vulneráveis das Estradas (VRU) com bom desempenho. Da Assistência à Segurança, pontos foram obtidos apenas para o Aviso de Cinto de Segurança (SBR), uma vez que o ESC não é padrão neste modelo. O ESC, SAS, SBR para os assentos traseiros e tecnologias como AEB, Detecção de Ponto Cego com as taxas de ajuste corretas ajudariam a melhorar a pontuação de Proteção de Ocupante Adulto.

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Hyundai Novo Accent (um airbag)

O Novo Accent foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. No impacto frontal, o modelo mostrou comportamento de estrutura estável, mas proteção pobre para o tórax do passageiro, o que resultou em um alto risco de lesões com risco de vida para ambos os ocupantes adultos, resultando em zero ponto neste teste. O teste de impacto lateral mostrou proteção média a boa. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção marginal para o pescoço. O carro oferece proteção dinâmica total para ambas as crianças, mas a decisão de não recomendar o sistema de retenção infantil (SRI) para os testes levou a pontuação dinâmica a zero. A proteção dos pedestres em segurança passiva é baixa e não é compensada pela presença de AEB Usuários Vulneráveis das Estradas (VRU) com bom desempenho. O Controle Eletrônico de Estabilidade ESC não é padrão no Accent e, portanto, teve uma pontuação baixa em Sistemas de Assistência à Segurança.

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Great Wall Wingle 5 (dois airbags)

O Wingle 5 foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. No impacto frontal, o modelo apresentou comportamento de estrutura instável e, apesar de possuir airbags, obteve proteção pobre para a cabeça, pescoço e tórax do motorista e proteção pobre para o tórax do passageiro, o que resultou em alto risco de lesões fatais para ambos ocupantes adultos; ganhando zero ponto neste teste. O teste de impacto lateral mostrou uma proteção adequada a boa; porém, apresentou penetração bastante elevada. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção pobre para o pescoço. O carro oferece proteção dinâmica de média a baixa para ambas as crianças, pois não oferece ancoragens ISOFIX e foram usados cintos de segurança. Além disso, a decisão de não recomendar Sistemas de Retenção Infantil (SRI) para os testes levou a pontuação dinâmica a zero. A proteção dos pedestres em segurança passiva é baixa e não é compensada pela presença de AEB Usuários Vulneráveis das Estradas (VRU) com bom desempenho. O Controle Eletrônico de Estabilidade ESC não é padrão no Wingle 5 e, portanto, teve uma pontuação baixa em Sistemas de Assistência à Segurança.

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Acerca do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicado os resultados de mais de 135 veículos: www.latinncap.com/po/resultados

O Latin NCAP agradece o apoio recebido pelo Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), pelo International Consumers Research and Testing (ICRT), pela FIA Foundation, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative.

O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash.

 

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