Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Água sanitária ganha selo de reconhecimento PROTESTE

Brilux é eleita ‘Excelente Escolha’ em nossos testes e traz selo nas embalagens que colaboram com o consumidor na hora da compra  

26 setembro 2022 |

Limpeza é uma atividade diária. A prática está ligada a saúde coletiva e o bem-estar. Um dos produtos mais usados pelo brasileiro na rotina da casa é a água sanitária. O JBN Bahia e o Foco Pernambuco mostram, inclusive, que esse diferencial da marca líder de mercado no Norte e Nordeste já está nas gôndolas. Mas ela exige cuidados e a pergunta é: realmente mata as bactérias?

Saber quais produtos utilizar no dia a dia para aquela geral em casa é indispensável. Então, a PROTESTE testou o produto e, sim, temos boas opções no mercado que desinfetam as superficies, desde que colocadas na concentração correta. Para ajudar o consumidor na tarefa de encontrar essa qualidade para seu dia a dia – a marca Brilux traz o selo Excelente Escolha em sua embalagem.

Quer garantir higiene? Elas não decepcionam! 

A água sanitária é um composto químico, hipoclorito de sódio (NaClO), diluído em água, que tem ação de desinfetante, matando germes e bactérias, e de alvejante, branqueando roupas e superfícies. 

No teste realizado pela PROTESTE foram analisados rotulagem, qualidade, validade e eficácia. O produto da Brilux foi avaliado e está em conformidade com as legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

É importante relembrar que a água sanitária é uma substância tóxica e, se não houver informações claras, o usuário pode até comprometer a saúde. Durante o uso, é preciso seguir as instruções do fabricante, tomar alguns cuidados e, até mesmo, repensar o seu uso indiscriminado.

“A rotulagem é fundamental para a segurança do consumidor. Ele precisa identificar as restrições, proibições e condições de uso do produto. Por mais que o rótulo não afete a eficácia do composto, a falta de informações pode comprometer a saúde do usuário”, esclarece Thiago Porto especialista PROTESTE. No quesito rotulagem a Brilux foi excelente. 

Sobre o riscos

“O que vai determinar o risco é o pH (potencial hidrogeniônico) e a concentração do cloro ativo na solução. Quanto maiores forem esses dois parâmetros, mais preocupante”, afirma o toxicologista Rafael Lanaro, diretor da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) e responsável pelo laboratório de análises toxicológicas do Centro de Informação e Assistência Toxicológicas (CIATox), de Campinas (SP).

Cuidados importantes

Leia o rótulo
Cheque a validade; se o fabricante orienta ou não a diluir o produto; se a água sanitária é própria para a higienização de hortaliças e como deve ser o procedimento para tal (nem todas servem para este fim), o tempo indicado para ficar em contato com a superfície para completar a sua ação de desinfecção (tirada antes, pode não funcionar).

Proteja-se 
Ao manusear a água sanitária, é preciso utilizar luvas, máscara e óculos de proteção, pois ela pode causar irritação nos olhos, na pele e ao ser inalado. 

Nada de misturas 
Não utilize a água sanitária em conjunto com outros produtos químicos. 
Ela só deve ser misturada à água para a sua diluição, caso seja necessário e indicado.

Não compre produtos clandestinos 
Eles oferecem mais riscos, pois sua composição é desconhecida e não passam 
por fiscalização.

SOS 
Em caso de qualquer acidente, o consumidor deve procurar o prontosocorro com a embalagem do produto ou ligar para o centro de intoxicações (0800 701 0450).

Desinfecção de alimentos 
Na lavagem de frutas e legumes, é necessário ter atenção para a concentração e o tempo de exposição dos alimentos à água sanitária. A dosagem recomendada é de 15 mL (1 colher de sopa) por litro de água.

Na medida certa
Para a desinfecção de ambientes onde haja pessoas com covid-19, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é usar a solução de hipoclorito de sódio na concentração 0.5%, 250 ml de água sanitária (equivalente a um copo) em um litro de água.

Guarde-a adequadamente
O produto deve permanecer no recipiente original, ao abrigo do sol e do calor, e longe de crianças e pets. 

Atenção! 
Nunca reutilize a embalagem.

Conheça a PROTESTE

Nossa missão é proporcionar a melhor experiência para o consumidor e nossos associados. Além de contribuir socialmente por meio de ferramentas educativas. A Escola do Consumo é uma plataforma que promove cursos, diálogos, experiências com o intuito de tornar suas escolhas mais conscientes e assertivas.

A PROTESTE oferece o canal Reclame, que está disponível para você encaminhar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem é enviada para a empresa e a resposta chega na própria plataforma, em busca de uma solução para seu problema. Os associados possuem o auxílio de nossos especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

 

Leia também

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.