Notícia

Tarifa social de energia elétrica: entenda sobre o benefício

Programa voltado às famílias de baixa renda possibilita descontos de até 65% nas contas de luz

20 outubro 2021

A conta de luz dos brasileiros vem refletindo os efeitos da crise hídrica brasileira. Desde o mês de setembro, a cobrança do serviço energético aumentou 6,78% a cada 100 quillowatt-hora consumida. Por isso, o momento pede cautela à economia de luz e atenção às famílias que podem reduzir seus gastos nos orçamentos mensais por meio de descontos do programa Tarifa Social Baixa Renda. A Proteste tira as dúvidas e explica sobre esse benefício, que possibilita descontos até 65% nas contas, para o jornal o Dia.

A Proteste reforça aos consumidores atenção aos pré-requisitos para solicitação do benefício, visto que, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) checa todas as informações das famílias que querem usufruir da iniciativa. A atualização frequente dos dados também é fundamental para manter o programa ativo.

 

Saiba quem tem direito a Tarifa Social Baixa Renda

- Famílias inscritas no CadÚnico, com até meio salário mínimo como renda mensal;

- Famílias inscritas no CadÚnico, com renda de até três salários mínimos, com membro que necessite utilizar equipamentos ligados à energia (cliente vital);

- Beneficiários BPC (Benefício da Prestação Continuada): deficientes ou idosos com renda até ¼ de salário mínimo.

 

A Proteste explica que, no caso das famílias indígenas o desconto pode chegar até 100%. E, o percentual de desconto pode variar de acordo com:

- O consumo mensal de 0 a 50 kWh têm desconto de 100%;

- O consumo mensal de 51 a 100 kWh garantem 40% de desconto;

- O consumo mensal 101 e 220 kWh o desconto possui 10%.

 Tenha acesso às orientações dos especialistas da Proteste! Seja um associado.

 

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.