Notícia

Teste PROTESTE: porta de vidro de fogão apresenta falhas que podem resultar em queimaduras

Associação testou 2 modelos de fogões vendidos no mercado brasileiro

31 agosto 2021

Nesta terça-feira, 31 de agosto, a PROTESTE, Associação de Consumidores, divulga os resultados do teste realizado com fogões. Para o teste foram selecionados 2 modelos:
Fogão 5 bocas Continental 5b FC5VB
Fogão 5 bocas Itatiaia Life 5Q

O laboratório utilizado para o teste é acreditado pelo Inmetro e, portanto, com capacidade reconhecida para os ensaios previstos no regulamento. E as metodologias usadas como base foram:
-NBR 13723 -1:2003 – Aparelhos domésticos de cocção a gás – Desempenho e segurança.
-NBR 13723 - 2:1999 – Aparelhos domésticos de cocção a gás – Uso Racional de Energia.
-RAC-FOG – Regulamento para avaliação da conformidade para fogões e fornos a gás de uso doméstico.
-Portaria nº400/2012 – Requisitos de Avaliação da Conformidade para Fogões e Fornos a Gás de Uso Doméstico.

Resultados

Para realização do teste, o manípulo é ajustado para se obter temperatura entre 200ºC e 204ºC no centro geométrico do forno enquanto, simultaneamente, todos os queimadores da mesa devem estar ligados na potência máxima com panelas padrão de 220mm contendo 2kg de água cada uma. As leituras só devem começar depois de se manter essa condição por uma hora. 

O aumento da temperatura na tampa de vidro, no painel onde se localizam os manípulos e as superfícies laterais foram medidos e avaliados. 
Neste teste, a PROTESTE verifica se há risco do consumidor se queimar ao tocar  nas partes avaliadas. Segundos os resultados, ambos os modelos apresentaram variações de temperatura na porta de vidro do forno acima do que permite a legislação (60 °C), de acordo com os valores abaixo:

Continental 5b FC5VB

Número de Série (Prova)

54727167

Variação de temp.

61,8 °C

Número de Série (Contra-Prova)

10558667

Variação de temp.

64,4 °C

 

Itatiaia Life 5Q

Número de Série (Prova)

57032275000111

Variação de temp.

67,7 °C

Número de Série (Contra-Prova)

57043028000425

Variação de temp.

65,4 °C

O que dizem nossos especialistas

“De acordo com os resultados do teste, constatamos que o consumidor corre o risco de se queimar na porta de vidro do forno ao toque, mesmo que involuntário, durante o uso. Isso é inaceitável, pois esses modelos passam por estas mesmas avaliações antes de serem colocados no mercado. Assim, estes resultados apontam que essas amostras avaliadas  não conseguiram manter o mesmo nível de qualidade dos produtos que foram aprovados nessas mesmas avaliações pelo órgão regulador” diz Dino Lameira, especialista da PROTESTE.

O especialista também esclarece que existem diversos modelos bons e seguros no mercados que já foram avaliados pela Proteste e que podem ser adquiridos pelos consumidores, cujos resultados podem ser vistos nesse link aqui.

Diante disso, a PROTESTE encaminhou os resultados para o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ), que é órgão regulamentador e fiscalizador do produto, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Visite nosso site

Para mais informações entre no site da PROTESTE.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.