Hospedagem

Quem vai para as 'Olimpíadas', na hora de decidir onde ficar no Rio de Janeiro, precisa conhecer mais sobre os diferentes serviços disponíveis e também qual a melhor região para se hospedar.

Down

Existem diversos tipos de hospedagem para você escolher, que variam em nível, qualidade e quantidade de serviços oferecidos para seus clientes. De hotéis a aluguel de apartamentos e formas mais alternativas de acomodação, você precisa escolher de acordo com o seu perfil e necessidades.

Hotel

O hotel é a opção mais conhecida e procurada por quem precisa de hospedagem. Oferecendo conforto e segurança com quartos privativos e ainda um atendimento exclusivo, é a melhor alternativa para quem busca uma acomodação padrão, que abrange diversas estruturas e faixas de preço. Para encontrar seu hotel no Rio de Janeiro, consulte sites como o TripAdvisor, Trivago, Booking e muitos outros que contém uma avaliação do lugar e depoimentos/comentários de outros hóspedes sobre o serviço.

Pousada

As pousadas são, geralmente, menores que os hotéis e possuem diárias mais acessíveis, mesmo que seja possível encontrar estabelecimentos de todos os tipos de preços. Com menos acomodações, elas oferecem bastante privacidade e uma experiência mais acolhedora que a de um hotel. Existe um grande número de pousadas no Rio de Janeiro, mas é importante avaliar o que você procura e reservar com antecedência.

Hostel

Os hostels, também conhecidos como albergues, são um estilo de hotel mais informal, com preço mais baixo, onde você pode optar por quartos privativos ou dividir com outros hóspedes, sendo que o banheiro também pode ser compartilhado ou por quarto. Um hostel no Rio de Janeiro pode ser uma ótima opção para quem vai sozinho ou em grupo de amigos, pois é um incentivo a conhecer novas pessoas. Para garantir que a hospedagem seja ideal para o seu perfil, é importante verificar o estilo do albergue antes de fazer a sua reserva e ler depoimentos de que quem já se hospedou no estabelecimento.

Aluguel por temporada

Existem diversos apartamentos no Rio de Janeiro que estarão disponíveis para aluguel de temporada durante o período dos Jogos Olímpicos 2016. Essa é uma ótima opção para quem deseja ter o seu próprio espaço para ficar, e atende todos os tipos de perfis, com ofertas que vão desde simples studios e flats até apartamentos de luxo. Entretanto, preste atenção: durante o período olímpico, pode haver inflação nos preços dos alugueis.

AirBnB

O AirBnB é um serviço de acomodação com características de rede social, onde você pode alugar desde quartos nas casas de diferentes anfitriões até apartamentos e casas inteiras, com inúmeras faixas de preço. A empresa é a fornecedora oficial de hospedagem alternativa para as Olimpíadas no Brasil, oferecendo acomodações com as mais diversas opções de comodidades e localização, além de uma experiência única, tanto para quem hospeda, quanto para quem é hóspede. Assim como no aluguel de temporada, também é possível haver um aumento nos preços.

Quais são as melhores regiões para se hospedar?

Para escolher em qual bairro você vai ficar durante a estadia no Rio de Janeiro, é preciso avaliar seus objetivos. Quem vai apenas para assistir aos jogos, pode optar pela região mais próxima do local de competição. Entretanto, quem deseja também aproveitar a cidade pode encontrar a melhor opção avaliando as zonas turísticas e os bairros onde ocorrem as provas, escolhendo uma região que seja adequada para as duas situações.

Optando só pelos jogos, existem inúmeras alternativas de acomodação perto das regiões Barra e Copacabana. As redondezas do Maracanã contam com poucas alternativas de hospedagem qualificada. Em Deodoro, ainda menos. Dependendo do seu caso, pode valer mais a pena utilizar o serviço de transporte de sua preferência para se deslocar e ter acesso aos locais de competição.

A Zona Sul do Rio de Janeiro está localizada entre o Centro e a Barra da Tijuca, abrangendo bairros como Ipanema, Lagoa, Leblon, Copacabana, Botafogo, São Conrado, entre outras regiões nobres onde estão localizadas diversas atrações turísticas da cidade.

  • Para quem vai assistir às provas que ocorrem em Deodoro ou Maracanã, a Zona Sul é uma ótima alternativa, com boas acomodações, e facilmente acessada por diversos meios de transporte, mesmo que, para chegar à região de Deodoro, talvez seja necessário fazer baldeação de trem ou metrô.

  • Na hora de escolher um bairro na Zona Sul, preste atenção apenas nos bairros como Rocinha e Vidigal que, embora façam parte da região, se tratam de comunidades recentemente pacificadas e que tem alguns problemas de infraestrutura pública e opções de transporte mais restritas.

A Zona Oeste do Rio de Janeiro abriga toda a região da Barra, juntamente com o Parque Olímpico e demais estruturas onde ocorrerão grande parte das competições, além de bairros modernos como Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes

  • Embora a região esteja um pouco mais afastada da Zona Sul e seus respectivos pontos turísticos, ainda é uma boa opção para quem vai assistir aos jogos nos locais de competição da Barra. Diversas opções de transporte conectam a Zona Oeste e a Zona Sul.

  • Mesmo fora do círculo turístico, a região possui seus próprios atrativos, com belas praias como Prainha e Grumari, que são totalmente paradisíacas e pode ser um ótimo programa para quem quer aproveitar a cidade juntamente com os jogos.

  • A região de Deodoro também pode ser acessada a partir da Barra da Tijuca, pois, apesar de um pouco mais afastada, também faz parte da Zona Oeste do Rio e haverá o BRT Transolímpico conectando as duas regiões.

Com menos opções de hospedagem, a Zona Central abrange algumas estruturas dos jogos da região Maracanã e atrações turísticas mais históricas, além de bairros boêmios como Lapa e Santa Teresa.

  • O centro do Rio de Janeiro está muito perto dos aeroportos, rodoviárias e da Zona Sul, podendo ser também uma opção mais econômica de hospedagem. Porém, alguns locais estão um pouco degradados e com falta de segurança à noite.

Como escolher o serviço de hospedagem ideal?

Para evitar imprevistos e assegurar que você vai poder voltar para um lugar que ofereça conforto e segurança após assistir às competições ou andar pela cidade, é importante avaliar algumas questões em relação à hospedagem.

Após escolher o tipo de acomodação de sua preferência, comece a pesquisar para obter o máximo de informação sobre cada estabelecimento. Quais são as comodidades oferecidas? Como é a estrutura do local? Procure pelas características dos quartos, com fotos para verificar as condições oferecidas. Ainda, leia comentários de quem já se hospedou no local e veja o mapa da região.

Em alguns casos, para evitar transtornos, procure por informações mais específicas: se você optou por um albergue, por exemplo, não se esqueça de se informar sobre cada quarto: são mistos ou separados por sexo? Possuem banheiro?

Problemas com hospedagem? Registre sua Reclamação!

Sempre que você não estiver satisfeito com o serviço de hospedagem, tanto em relação às condições do local, estrutura ou até mesmo qualidade do atendimento, é importante registrar a sua reclamação, tanto em um órgão de defesa do consumidor – como a PROTESTE –, quanto no site do Ministério do Turismo, que fiscaliza e classifica cada local.

Já conhece a Proteste?

A PROTESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - atua há mais de 14 anos na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, visando facilitar a decisão de compra do associado e contribuir para melhorar as relações de consumo da sociedade.

Maior associação de consumidores
da América Latina